Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A questão GMT / UTC


O meridiano de referência, ou Zero, no Observatório Astronómico de Greenwich

Desde há quase 40 anos que o Tempo Universal Coordenado (UTC) substituiu o Tempo Médio de Greenwich (GMT, ou TMG, no acrónimo português) na medição científica do tempo.

No entantyo, a sigla GMT continua a ser de uso generalizado, sendo UTC muito menos utilizado. Agora, debate-se se o GMT deixará de existir por completo.

Sobre a reunião que por estes dias está a ocorrer nos arredores de Londres, pode ler aquiaqui ou aqui.

Dos resultados dessa reunião, na Royal Society, daqui daremos conta.

2 comentários:

ié-ié disse...

1 - tens a certeza que a foto é no observatório? a minha é diferente; esta parece-me mais na povoação;

2 - se bem me lembro, na lusa, pelo menos no nacional, sempre usámos UTC.

LPA

Fernando Correia de Oliveira disse...

É no Observatório. O Meridiano Zero de Longitude (para um lado começa o Leste, para o outro começa o Oeste) está marcado no chão e no edifício, através de uma linha que, penso, é de cobre.
O Observatório de Greenwich tinha, por lado, essa tarefa - para efeitos de coordenadas geográficas. Acho que essa se manterá.
Por outro lado, tinha a responsabilidade de emitir tempo - via rádio, também tomando como referência esse meridiado, que está exactamente no meio, a 7,5 graus, do fuso horário que rege a Inglaterra e nós.
Agora, querem que o UTC, baseado no segundo atómico, achado por uma rede de centenas de relógios atómicos espalhados pelo mundo, passe a marcar o UTC, Tempo Universal Coordenado, como o é desde 1972, mas sem ter em conta a rotação da Terra, como até aqui.
É que o UTC é muito mais exacto que o movimento terrestre, daí a necessidade de se introduzir de vez em quando um segundo extra ao tempo UTC.
Em relojoaria, a função GMT significa que o relógio marca dois fusos horários, o home time e o do fuso horário onde estamos.
E ainda ninguém se lembrou de falar em função UTC...
Lê o que eu vou publicar por estes dias no blog para perceberes o peso político do GMT ;-)