Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Meditações - quando o sol declina

Soneto do Horto

a Domingos de Gusmão Araújo

As oliveiras são da cor da prata
na tarde lenta, quando o sol declina.
(Como a paisagem se amacia e esmalta,
cheia da austera placidez latina!)

Frerinhas mansas, de expressão beata,
ei-las subindo, mansas, a colina.
Parece até que a alma se dilata,
- que toda a graça delas a ilumina!

Ó testemunhas do suor de Cristo,
debaixo desse aspecto de repouso,
quanto penais p'ra dar a luz ao mundo!

Prouvera a Deus que, dentre as que eu avisto,
saísse um dia, brando e caridoso,
o azeite que há-de ungir-me, moribundo!

António Sardinha, in Quando as Nascentes Despertam

2 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Lendo Sardinha, se me encolhe a alma,
vontade tendo de rezar a Deus:
ante os seus versos,superando os meus,
eu reconheço que me leva a palma!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Oriundo de Monforte,
ninguém como ele sentia,
de uma maneira tão forte,
a terra de Santa Maria!

JCN