Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estação Cronográfica, com os relógios Longines, em Las Vegas, no Andre Agassi Grand Slam for Children


Estação Cronográfica esteve por estes dias em Las Vegas, a convite da Andre Agassi Foundation for Education e da Longines, para assistir ao evento Grand Slam for Children 2011. Nas imagens, aspectos da artéria principal da cidade, a Las Vegas Boulevard, e mais propriamente da Strip, a secção desta avenida onde se concentram casinos como Bellagio, Caesars Palace, Excalibur, Luxor, Mandalay Bay, MGM Grand, Monte Carlo, New York, New York, Paris, Stratosphere, The Venetian, Treasure Island, Cosmopolitan ou Wynn. Foi neste último que ficámos hospedados e onde decorreu a gala de beneficência que culminou o evento.


Las Vegas foi fundada em 1905, ascendendo a cidade há apenas um século. Tem 600 mil habitantes e a área metropolitana 2 milhões. Mas, com 150 mil camas hoteleiras, recebeu 37,3 milhões de visitantes em 2010. André Agassi é natural de Las Vegas e, mesmo depois de se retirar da vida activa como tenista, continua a ser um dos heróis da cidade, onde aliás tem o seu projecto social mais importante.


Em cima, duas personificações de Elvis Presley, que não chamam sequer a atenção dos transeuntes da Strip, habituados a ver por ali imitações de muitas figuras do Star System.


O grupo de convidados ao Grand Slam for Children visitou numa tarde a Andre Agassi College Preparatory Academy, uma escola que vai da pré-primária ao último ano do liceu e que funciona com uma subvenção anual do Estado do Nevada (5 mil dólares por aluno) e com donativos de particulares (para cobrir a diferença de 6 mil dólares por aluno, por ano). Alunos serviram de cicerones aos visitantes.


Na visita, Andre Agassi esteve presente e confraternizou com os convidados. Nas fotos, ao lado de Walter von Känel, Presidente da Longines, parceira do antigo tenista nos seus projectos sociais. Pela primeira vez, a Longines foi patrocinadora do Grand Slam for Children. A Agassi Prep, nome por que é conhecida a escola, é totalmente gratuita. Tem conseguido um êxito espectacular do ponto de vista pedagógico, actuando junto de crianças de meios pobres de Los Angeles. Em 2009, esta escola deu os primeiros diplomas de fim de curso, com 100 por cento dos finalistas a serem aceites em universidades, facto que se tem repetido em 2010 e 2011. Todos os anos a procura excede em muito a oferta e a selecção é feita "de forma cruel, por sorteio puro", lamenta Agassi, que tem pedidos de mais dois Estados norte-americanos para levar o sistema pedagógico e de gestão desta escola para lá.



Agassi, com o grupo português

Uma pequena festa, organizada por pais, professores e alunos da Agassi Prep terminou o primeiro dia deste Grand Slam. Uma exposição fotográfica, com o dia-a-dia da escola, em baixo.


Nas mesas, a história de cada aluno, apresentando-se assim aos convidados, procurando sensibilizá-los para a necessidade de contribuírem com donativos para o projecto.


Depois, um espectáculo musical. Para além das disciplinas do currículo normal, a Agassi Prep dá grande importância à informática, a uma segunda língua obrigatória (o castelhano), ao desporto (são campeões estaduais em basquete) e à música. Os pais e outros membros da comunidade ajudaram ao espectáculo.



O coro feminino interpretou clássicos da música ligeira contemporânea





No final, Andre Agassi agradeceu a presença de cerca de duas centenas de pessoas, que estavam ali numa preparação para a Gala que iria ocorrer no dia seguinte.



A Gala Grand Slam for the Children 2011 ocorreu num dos salões do Wynn



Os Embaixadores Longines, Andre Agassi e a mulher, Steffi Graf, também ela ex-tenista, na zona da passadeira vermelha, e com alguns alunos da Agassi Prep, membros do grupo de percussão, que abriu o espectáculo. Depois, cantando a capela, A.J. Green, uma antiga aluna da escola, falou da sua experiência e agradeceu a oportunidade que lhe mudou a vida. O 16º Grand Slam for Children foi apresentado por Jimmy Kimmel e contou com a presença de artistas como Smokey Robinson, Martina McBride, Gladys KnightTrain, Signature ou Michael Bublé. Mas terá sido o comediante Jeff Ross quem agitou mais a plateia, com as suas piadas curtas e directas, para além do conveniente, numa representação forte da escola stand-up comedy.



No leilão que antecedeu o show, foram à praça peças como uma das últimas fotografias em vida de Michael Jackson, da autoria de Annie Leibovitz, que rendeu 130 mil dólares. Ou um Longines Master Collection Moon Phases “Andre Agassi”, arrebatado por 90 mil dólares.



Emocionado, Andre Agassi foi ao palco agradecer o resultado do evento - um total recorde de 26,1 milhões de dólares, entre as receitas do leilão e donativos anunciados publicamente, destinados à educação de um, dois, três, até 50 jovens, por um ano, dois, cinco, dez... O ex-tenista chorou quando anunciou o donativo de 18 milhões de dólares, vindo de Kirk Kerkorian, um pioneiro da indústria do jogo em Las Vegas e alguém que ajudou a família Agassi em tempos difíceis. "Sem ele não teria tido a carreira de tenista que tive, não estaria hoje aqui", disse Agassi.



O canadiano Michael Bublé encerrou o show

Sem comentários: