Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Boato sobre Marte em Agosto

Lido no site do Observatório Astronómico de Lisboa:

Todos os anos, no Verão, surge na internet a notícia de que Marte estará muito próximo da Terra. Segundo a notícia, a grande aproximação aconteceria no dia 27 de Agosto, e nessa ocasião, Marte ficaria com o mesmo tamanho angular da Lua, podendo-se ver "duas luas" no céu. Esta notícia não tem qualquer fundamento!

Este boato, recorrente, têm surgido nos últimos oito anos porque Marte esteve realmente "muito próximo" da Terra em 27 de Agosto de 2003. Nesse dia o planeta vermelho esteve a "apenas" 55,76 milhões de quilómetros da Terra, a menor distância entre os dois planetas dos últimos 60 mil anos. Mas mesmo nessa ocasião, Marte esteve muito longe de se comparar em tamanho aparente com a Lua, que mantinha um diâmetro aparente 72 vezes maior do que o de Marte.

O fenómeno de maior proximidade entre a Terra e Marte não se repete anualmente, as melhores fases de observação de Marte têm um período próprio que depende dos períodos de translação de Marte e da Terra em redor do Sol. Esse período é conhecido como período sinódico, e, para o caso de Marte, vale 780 dias, aproximadamente. A próxima vez em que o planeta vermelho e a Terra se encontram próximos ocorrerá só no dia 5 de Março de 2012. Nesse dia a distância entre os dois planetas será de 101 milhões de quilómetros: mais distante que o fenómeno ocorrido em 2003. Nessa ocasião, o tamanho aparente de Marte será, como sempre, muito menor que o da Lua. Nunca será possível ver Marte do tamanho da Lua!

Este ano, durante a madrugada de 27 para 28 de Agosto de 2011, Marte estará no céu e poderá ser observado. O nascimento do planeta ocorrerá perto das 03h00 da madrugada de dia 28.

Para obter mais informação sobre a "visibilidade do Planeta Marte em 2011" consulte a página do OAL aqui.

Sem comentários: