Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

The Clock, vídeo de 24 horas com milhares de clips de filmes mostrando relógios

Dois anos, foi quanto o artista suíço-americano Christian Marclay levou para realizar o vídeo “The Clock,”, que dura 24 horas e que marca os minutos - e por vezes os segundos - de um dia inteiro, usando milhares de clips de todo o tipo de filmes realizados nos últimos cem anos, desde o cinema mudo até à actualidade. E vindos das mais diversas procedências.

São relógios de torre, de caixa alta, de mesa, de bolso, de pulso que aparecem, a par de pessoas anunciando as horas ou, mais indirectamente, assistindo à passagem do tempo. "Uma montagem brilhante", diz o The New York Times. Pode ler um artigo sobre The Clock, aqui.


Na Bienal de Veneza de 2011, Marclay foi reconhecido como o melhor artista na exposição oficial, ganhando o Leão de Ouro exactamente com The Clock. A Newsweek considerou-o como um dos dez mais importantes artistas da actualidade. Ao aceitar o Leão de Ouro, Marclay citou Andy Warhol, agradecendo ao júri "por ter dado os seus 15 minutos a The Clock".

Pode ver um excerto do vídeo aqui.

Contribuição de Adriana Correia de Oliveira

Sem comentários: