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sábado, 1 de maio de 2021

Relógios & Canetas online Maio - Editorial - Um ciclo que chega ao fim

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Um ciclo que chega ao fim

Depois de quase um século incluído entre os 20 principais mercados de destino da relojoaria helvética, Portugal, um dos seus mais históricos consumidores, foi relegado há década e meia para os últimos lugares dos 30 primeiros.

Isso ocorreu à medida que países até então fechados à febre do consumo, mas com centenas de milhões de habitantes – Rússia, China – passaram a ter uma classe média ávida de luxo. Que compra internamente e que viaja muito.

Como antevíamos, 2021 é o ano que terá visto o desaparecimento do mercado português dos 30 principais clientes de relógios suíços. Será uma “expulsão” a título definitivo?

Lisboa (e, na última década, o Porto) viveram sobretudo do turismo no que diz respeito ao consumo de relojoaria de luxo. No caso português, os angolanos foram os primeiros a desaparecer dos eixos de consumo topo de gama nas duas cidades, devido à situação económica de Angola. Seguiram-se russos e brasileiros. Com a pandemia e o confinamento, o retalho relojoeiro, talo como o outro, encerrou. E, quando abriu, continuou deserto, por falta de estrangeiros.

A pandemia apenas veio acelerar sintomas já pressentidos há muito. O turismo será o último sector a sair da crise, devido à falta de confiança dos potenciais viajantes, aos focos de Covid em vastas zonas, como o Brasil, a África do Sul ou a Índia, e às suas perigosas variantes do vírus, às fronteiras fechadas e outras limitações à circulação de pessoas.

O reforço da tendência das compras online a que se assistiu no último ano não vai recuar. Motivo para repensar toda a estratégia de pontos de venda físicos.

Neste quadro, é todo um ciclo que chega ao fim. Não apenas no luxo, mas também nele, incluindo a Relojoaria, o país é cada vez mais encarado como uma mera região da Península Ibérica (para não dizer de Espanha).

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