Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Canetas Montblanc Patron of Art Homenagem a Napoleão Bonaparte

Ao longo da história, as artes e os artistas prosperaram devido à paixão implacável e ao apoio dos patronos das artes. Todos os anos, com a Edição Patron of Art, a Montblanc homenageia um dos grandes patronos da história e o legado cultural que deixou. Criada no Atelier Montblanc Artisan com materiais preciosos e moldado por mestres artesãos altamente qualificados com grande cuidado e dedicação, a nova Edição Montblanc Patron of Art celebra a vida e o patrocínio de Napoleão Bonaparte (1769 a 1821), imperador dos franceses entre 1804 e 1814 e, novamente, em 1815, antes do seu exílio e morte, em 1821. Napoleão deu início ao renascimento das artes decorativas e a era napoleónica é considerada a “Idade de Ouro da Mestria Artesanal Francesa”.

Napoleão deu particular atenção ao Neoclassicismo, um movimento nas artes visuais, literatura, música, teatro e arquitectura que se inspirou na arte e cultura clássicas da Grécia e Roma antigas. Contratou artistas, artesãos e arquitectos para trabalhar no que ficou conhecido como o estilo Império, com estruturas famosas, incluindo a igreja de La Madeleine e o Arco do Triunfo, emulando os edifícios imponentes do Império Romano.

Para criar as quatro Edições Montblanc Patron of Art Homenagem a Napoleão, a Montblanc apoiou-se nos métiers d'art - ouro, lacagem, engaste de pedras preciosas, gravação camafeu - para contar a história de Napoleão, uma ascensão meteórica de soldado a cônsul para se tornar imperador francês. O estilo neoclássico dos instrumentos de escrita combina desenho geométrico e linhas puras com decorações ricas. 

Montblanc Patron of Art Homenagem a Napoleão Bonaparte Edição Limitada 4810

Embora a laca azul na tampa e no corpo seja inspirada no uniforme azul de Napoleão, esta também homenageia a cor da sala do trono no palácio de Fontainebleau. Símbolo da imortalidade e ressurreição, as abelhas adornam a superfície lacada da caneta de tinta permanente. Como a abelha é o emblema soberano mais antigo da dinastia merovíngia, o imperador escolheu o símbolo para ligar a sua nova dinastia aos primeiros soberanos de França.

A tampa revestida a ouro amarelo é decorada com a insígnia da coroação de Napoleão, incluindo a coroa de louros da coroação, inspirada na Roma antiga, a coroa imperial e a águia, e coroada com o emblema Montblanc em resina preciosa. O clipe do instrumento de escrita evoca uma lâmina de espada, com uma pedra vermelha representando o anel de coroação da esposa de Napoleão, Josephine. Em consonância com a estética do neoclassicismo, o anel da tampa apresenta um motivo que lembra a arquitectura antiga. As delicadas gravações no cone revestido a ouro representam a abelha de Napoleão com o padrão egípcio de palma, típico das artes decorativas de estilo Império. Uma moeda revestida a ouro com um retrato do imperador surge engastada na base do instrumento de escrita. O aparo em ouro maciço Au 750 apresenta um relevo especial de Napoleão usando o seu famoso chapéu bicórnio.

Montblanc Patron of Art Napoleão Bonaparte Edição Limitada 888

Uma homenagem ao tempo de Napoleão como cônsul, um papel que desempenhou no caminho para o poder imperial, esta caneta de tinta permanente com pormenores revestidos a platina apresenta uma intrincada cobertura em ouro amarelo maciço Au 750, rica em simbolismo imperial. A preciosa laca azul sob a cobertura lembra o azul do seu primeiro uniforme como cônsul. A capa em espiral esqueletizada em ouro amarelo maciço Au 750 que cobre a tampa e o corpo é inspirada na Colonne Vendôme original, em Paris, uma estrutura militar inspirada na coluna de Trajano, em Roma. A decoração esqueletizada apresenta folhas de carvalho do uniforme de cônsul de Napoleão, para representar a força e longevidade, folhas de oliveira do seu uniforme da academia francesa, como um símbolo de força e vitória, sabedoria e fidelidade, imortalidade, esperança, riqueza e abundância, assim como o símbolo da abelha soberana que liga a sua dinastia aos primeiros reis de França.

O clipe em forma de espada é gravado com “N” e adornado com uma granada vermelha. O aparo em ouro maciço Au 750, parcialmente revestido a ródio, apresenta o relevo especial de Napoleão usando o seu distintivo chapéu bicórnio. As gravações no topo da tampa - uma coroa de louros, a coroa imperial e uma águia - referem-se à insígnia de coroação de Napoleão Bonaparte. A tampa é coroada pelo emblema Montblanc em madrepérola. O antiquado motivo de palmito está gravado no cone, que também possui uma gravação do retrato do imperador.


Montblanc Patron of Art Napoleão Bonaparte Edição Limitada 92

Com um número limitado a apenas 92 peças para assinalar o ano de 1992, quando o Colonne Vendôme foi classificado como monumento histórico, esta obra de arte em ouro amarelo maciço Au 750 é uma celebração da opulenta coroação de Napoleão. O jaspe vermelho utilizado no corpo, combinado com ouro num padrão de grade ao estilo Império, é uma homenagem às cores do poder imperial. Em referência às abelhas douradas que costumavam decorar os palácios, cortes e escritórios imperiais de Napoleão Bonaparte, o guilhoché na tampa em ouro amarelo maciço Au 750 apresenta uma abelha gravada à mão em ouro branco Au 750 maciço, rodeada por estrelas inspiradas no trono de Napoleão Bonaparte no Palácio das Tulherias. Além dos símbolos decorativos da coroação, o emblema Montblanc em madrepérola adorna a parte superior da tampa. O clipe em forma de espada carrega o "N" napoleónico exibido de forma proeminente no trono de Napoleão Bonaparte em Fontainebleau. O final do clipe é decorado com uma granada vermelha que lembra o magnífico anel de coroação da sua esposa Joséphine. Um importante motivo do estilo império, a palmeta egípcia, está gravada no cone, assim como uma gravação do retrato do imperador. O aparo em ouro maciço Au 750 feito à mão é decorado com uma representação da sua espada de coroação, um símbolo que transmite o poder absoluto do imperador.



Montblanc Patron of Art Edição Limitada 8

Uma celebração do poder e opulência de Napoleão, esta rara obra-prima, limitada a apenas 8 peças, é trabalhada em ouro amarelo maciço Au 750 com uma combinação de vermelho e branco, cores que lembram as suas vestes da coroação. O imperador usava uma longa túnica de cetim branco bordada com fios de ouro, combinada com um manto pesado de veludo carmesim forrado com pele de arminho e coberto com abelhas bordadas a ouro. Uma homenagem às artes decorativas de estilo império, a tampa apresenta um guilhoché com laca branca translúcida e é elegantemente decorada com folhas de acanto gravadas à mão em 3D, inspiradas na arte greco-romana e egípcia. Uma referência ao entusiasmo por camafeus que se desenvolveu durante o seu reinado, a tampa apresenta um retrato camafeu de Napoleão feito à mão.

A edição ecoa a beleza espiral da Colonne Vendôme com uma espiral feita de diamantes, que se enrola à volta do corpo, e laca vermelha que reflecte por entre a espiral.

As gravações manuais no topo da tampa - uma coroa de louros, a coroa imperial e uma águia - referem-se à sua insígnia de coroação. A tampa é adornada pelo emblema Montblanc em forma de diamante. O relevo revestido a ródio - inspirado no punho da espada de coroação - decora o aparo em ouro amarelo maciço Au 750 feito à mão.

Para completar a Edição Patron of Art Napoleão Bonaparte, a Montblanc criou artigos de papelaria e acessórios a condizer, incluindo um caderno em pele de bezerro impresso com abelhas, tinta azul imperial e botões de punho redondos em aço com laca azul e enfeitados com abelhas.

Napoleão encorajou um regresso à grandeza na arquitetura e nas artes decorativas que se espalhou pela Europa e pelo mundo. Embora de curta duração, essa influência notável como patrono das artes perdura nos edifícios, monumentos, móveis, arte e música que ainda hoje são admirados.

Sem comentários: