Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Há 102 anos - a Teoria da Relatividade Geral, a sua divulgação em Portugal e o eclipse de 1919


Na imagem de cima, breve em A Capital, de 31 de Maio de 1919, dando conta das actividades da Sociedade Astronómica de Portugal, uma entidade fundada em 1917, com o objectivo de promover a Ciência, nomeadamente a Astronomia, junto do público em geral.

Em baixo, breve de A Capital, de 23 de Dezembro do mesmo ano, onde se refere que, nessa noite, e também no âmbito das actividades da Sociedade Astronómica de Portugal, "o Professor Andrêa" fará "uma comunicação sobre os resultados interessantes obtidos nas observações feitas na ilha do Príncipe durante o eclipse de 1919, maio 28".

Sobre o eclipse do Sol de 1919, que provou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, num dos pontos previstos - desvio da luz quando passa por um corpo com grande massa - pode ver mais aqui.

A comunicação de Andrêa é a primeira que encontrámos até hoje a fazer referência, em Portugal, aos resultados científicos da expedição comandada sete meses antes por Arthur Eddington para observar o eclipse no Príncipe.


Sobre Eduardo Ismael dos Santos Andrea, in Infopédia, Porto Editora:

Professor e astrónomo português, Eduardo Ismael dos Santos Andrea nasceu a 10 de novembro de 1879, em Lisboa.

Filho de um oficial da Armada e professor de Astronomia da Escola Naval, Eduardo Andrea, querendo seguir a carreira do pai, foi impossibilitado de o fazer por causa da sua acentuada miopia.

Então, licenciou-se em Matemática pela Escola Politécnica e tornou-se aluno astrónomo do Observatório Astronómico de Lisboa. Entre 1901 e 1931, lecionou em vários estabelecimentos de ensino: no Liceu Nacional de Bragança, no Liceu de Vila Real, no Liceu Central de Lisboa (atual Liceu Pedro Nunes) e no Liceu Camões, onde se manteve até aos últimos dias da sua vida. Em 1911, foi também designado professor de Matemática, de Cálculo Infinitesimal e de Análise Superior da Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo apresentado a tese Análise de Algumas Hipóteses Cosmogónicas. Um ano depois, assumiu a regência da disciplina de Metodologia Geral das Ciências Matemáticas, na Escola Normal Superior de Lisboa, tomando posse da direção da Escola, em 1930. O docente dirigiu ainda o Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências de Lisboa, devendo-se-lhe a criação dos cursos de Aperfeiçoamento de Astronomia e de Engenheiros Geógrafos.

Publicou manuais de Álgebra, Aritmética e de Geometria e vários trabalhos de investigação. Colaborou com diversos jornais e revistas da especialidade.

Eduardo Ismael dos Santos Andrea faleceu a 15 de fevereiro de 1937, em Lisboa.

Sobre o seu pai, encontrámos a seguinte referência, em História do Tempo em Portugal (2003);

1909 – Álvaro Soares de Andrea, oficial de marinha, edita O sistema decimal mundial e o Relógio decimal. Em 30 páginas, o autor resume “mais de vinte anos de observações, aplicações aos cálculos astronómicos e à prática da navegação, dedicados ao estudo da decimalização do tempo, e na apreciação das latitudes e longitudes”.

Sem comentários: