Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 11 de maio de 2021

Hoje - terceiro programa da série aC / dC - antes e depois do Coronavírus - parceria Ephemera / Museu de Ciência

AC / DC – ANTES E DEPOIS DO COVID – UM ANO DE PANDEMIA – AS MÁSCARAS (TRANSMISSÃO EM DIRECTO, TERÇA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2021, pelas 18h00) – COLABORAÇÃO EPHEMERA – MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E CIÊNCIA

O Arquivo Ephemera, em colaboração com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), está a preparar a exposição “aC / dC” (antes e depois do Coronavírus). Neste terceiro programa de apresentação da iniciativa vamos ter a presença da Professora Marta Lourenço, responsável pelo museu, que vai falar sobre a parceria e a sua importância para a Comunicação em Ciência.

Depois, o tema do programa serão as máscaras – o objecto que, claramente, traduz e resume do ponto de vista iconográfico a crise pandémica. Alguma vez pensou que, para entrar num banco, teria que ir de máscara? A máscara tornou-se, além de equipamento protector, num objecto identitário – social, desportivo, político. Num suporte para mensagens de teor variado, até de estilo e moda.

José Pacheco Pereira estará à conversa com Luís Pinheiro de Almeida, da equipa da exposição, que tem coordenado o esforço do Arquivo Ephemera em recolher, não apenas em Portugal como no estrangeiro, máscaras de todo o tipo.

No total, o acervo do Ephemera já dispõe de mais de 330 máscaras, que farão parte da exposição “aC / dC”. No programa, serão mostradas algumas dezenas das mais curiosas e raras, bem como contadas histórias que estão por detrás delas ou da maneira como foram obtidas.

A exposição “a/c / dC” no MUHNAC, depois de adiada devido ao período de confinamento, deverá ser inaugurada já em finais de Junho, em data a anunciar. Ela vai mostrar o material recolhido desde há mais de um ano em Portugal e no estrangeiro sobre a pandemia, com o objectivo de preservar a memória de um evento que modificou o quotidiano de todos e faz pensar a forma como se fez, faz ou deverá fazer, nestes casos, comunicação em Ciência.

Terça-feira, 11 de Maio, às 18h00 – “aC / dC – Um ano de pandemia – As Máscaras”. Na página do Ephemera no Facebook, e depois no YouTube e nas restantes plataformas digitais, não só do Ephemera, como do MUHNAC.

Sem comentários: