Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

O elastério ou mola do relógio

Ressorte (Ressort) – É vocábulo puramente francês, que significa propriamente o elastério ou mola do relógio, ou de outra máquina, e no sentido figurado qualquer meio, agente, impulso, ou expediente activo, que se emprega para a execução de alguma empresa. Podemos expressá-lo em bom português por mola, usando da mesma metáfora, que os Franceses adoptaram: ou traduzi-lo por agente, causa activa, móvel, motor principal, etc., ou enfim usar de outras expressões de igual força e apropriadas às circunstâncias; v. gr., nesta frase “cela est du resort de la grammaire”, diremos “isto pertence à gramática, é da sua competência. Estas coisas não são do ressorte dos sistemas filosóficos, isto é, não são da sua alçada; não estão no alcance da filosofia; não o alcançam os sistemas filosóficos; excede as balizas da filosofia, etc.

Cardeal Saraiva, in Glossário das palavras e frases em língua francesa que se tem introduzido na locução moderna portuguesa (18..)

Sem comentários: