Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

O sistema horário de Moçambique no início do século XX


Tudo começou quando António Botelho de Melo deu com esta foto a preto e branco, com o Relógio da Hora Oficial, em Lourenço Marques (hoje Maputo), publicada no Estação Cronográfica em Novembro de 2015

Botelho de Melo contactou-nos, informando que tinha tratado no seu blogue (The Delagoa Bay  World), em Janeiro de 2017, do tema da Hora Legal em Moçambique. E que inclui uma imagem a cores do postal que temos no nosso acervo.

Informa nesse post que, em 1909, foi colocado à entrada do Porto, junto da Praça 7 de Março (actualmente, Praça 25 de Junho) um relógio eléctrico que passou a comunicar, com maior exactidão, a hora em Moçambique. Um processo onde o Coronel de Engenharia e Astrónomo português, Frederico Tomás Oom (filho, 1864-1930) teve importante papel.

Diz ainda que o mecanismo, fornecido por uma relojoaria alemã, tinha por principal função emitir a hora exata, não só para os habitantes da Cidade, mas também para os navios que visitavam o porto. 

O funcionamento do relógio era sincronizado electromagneticamente, a cada dois segundos, via uma linha telegráfica, com um mecanismo munido de um pêndulo astronómico instalado no Observatório Campos Rodrigues, na Polana, mantendo-se assim o rigor da informação horária. O aparato comandava ainda, à distância, postes de sinalização com poderosas lâmpadas eléctricas, colocados de forma a assegurar a transmissão luminosa dos sinais horários às tripulações dos navios.

"O trabalho pioneiro realizado por Frederico Oom em Lourenço Marques serviu como referência para trabalhos semelhantes, efectuados mais tarde pela sua equipa nos portos de Luanda, de Goa e de Lisboa, cidade onde o sistema só foi instalado em 1914", refere Botelho de Melo. "No caso de Lisboa, a Comissão que recomendará instalar o mesmo sistema que o que fora utilizado em Lourenço Marques e em Hamburgo, era composta por Hugo de Lacerda e Frederico Oom, que estiveram envolvidos com o processo da capital moçambicana, e o Capitão-Tenente Augusto Ramos da Costa, que então dirigia o sistema de medição da hora em Portugal, a partir do Arsenal".

Agradecemos o contacto de Botelho de Melo. E recomendamos a leitura integral do seu post, aqui.

As imagens utilizadas no seu blog provêm de Edifícios históricos de Lourenço Marques – Alfredo Pereira de Lima


Em baixo, o Observatório Astronómico de Lourenço Marques

Sem comentários: