Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Coisas do Ephemera - há 50 anos - Criadas de Portugal!

Não é um apelo à armas, mas antes um apelo às... criadas. Contra-capa do Almanaque de Santa Zita - O Almanaque da Família para 1971. No acervo do Núcleo do Tempo do Arquivo Ephemera.

Editado pela Obra de Santa Zita, instituição fundada em 1932, na Guarda, pelo Padre Diocesano Joaquim Alves Brás, Nesses tempos, "as criadas precisavam de uma casa, de uma escola de valores a todos os níveis, profissional, moral, religioso e humano. Precisavam de quem lhes defendesse os seus direitos e a sua dignidade".

Nos Lares espalhados pelo país, as criadas tinham cursos de culinária, corte e costura, confecção, bordados, etc. "Aprendiam a ser boas donas de casa".

Hoje, já não há criadas, restaram as "empregadas domésticas", e a esmagadora maioria já não é de nacionalide portuguesa...

Quanto à Obra de Santa Zita, reconverteu-se, é uma IPSS de largo espectro. O apelo às criadas de Portugal passou à História.

 

Sem comentários: