Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 21 de abril de 2020

Conjuntura - Suíça com 700 mil relógios a menos exportados em Março


As exportações relojoeiras suíças continuam a afundar violentamente em volume e, em Março, tiveram também uma forte quebra em valor - foram menos 700 mil unidades (-43,1%), para uns inéditos 900 mil relógios exportados, representando um valor de 1,4 milhões de francos (-21,9%) comparado com mês homólogo de 2019.

Os relógios de aço foram os que mais sofreram, mantendo uma tendência que já dura há vários anos - perderam em Março quase metade do volume, comparado com Março do ano passado.

O segmento que mais tem resistido à crise - o dos relógios acima dos 3  mil francos à saída da fábrica, tiveram no mês passado forte quebra, claramente devido ao efeito pandémico, com grandes mercados a afundarem para níveis sem precendentes - a Itália, por exemplo, recuou 57,6% em valor.

Mesmo neste cenário, o pior ainda está para vir. Isto porque, em Março, mercados como o norte-americano ainda registaram números positivos em valor (+20,9%), sem os efeitos do Covid-19. A Fderaçºao Relojoeira Helvética prevê um Abril ainda mais negro. O mercado de Hong Kong, que já foi o primeiro, continua a descer vertiginosamente (-41,3% em Março).

Quanto a Portugal, com o retalho parado na maior parte do mês de Março, segue a tendência: quebra de 39,0% em Março e de 12,3% no acumulado do primeiro trimestre.

Sem comentários: