Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Relógios Junkers Regulateur - lançamento mundial na Joalharia Ferreira Marques, em Lisboa


A POINTtec, empresa relojoeira alemã responsável pelas marcas Junkers, Zeppelin e Rosenthal, e o seu distribuidor Português, a Sociedade de Relojoaria Independente (SRI), associaram-se por estes dias à Joalharia Ferreira Marques para o lançamento mundial do novo relógio Junkers Regulateur.

O novo modelo tem a referência 6512 mas será sobretudo conhecido pela sua denominação mais popular: “Regulateur” (regulador). Este tipo de relógio, também conhecido por “guarda-tempo”, servia para "regular" ou acertar os outros relógios - porque tinha um calibre de qualidade superior e porque aliava a isso uma forma mais clara de ler o tempo até à fracção de segundo. Neste último caso, os ponteiros das horas, minutos e segundos estão montados sobre eixos diferentes e, normalmente, os segundos são chamados "mortos", pois dão um salto exactamente à passagem de um segundo. Os reguladores começaram por ser relógios de pêndulo, usados em observatórios astronómicos, estações de correio e de caminhos-de-ferro, onde a precisão era mais necessária. Mas rapidamente foram miniaturizados e apareceram em relógios de bolso, primeiro, de pulso depois.


Para criar este novo modelo, inspirado na estética dos anos 1920 e nas proezas da aviação dessa época, a POINTtec utilizou pela primeira vez num relógio Junkers o movimento suíço mecânico automático Dubois Depraz 14072, que lê o tempo através de três escalas e ponteiros totalmente independentes: o ponteiro com eixo no centro do mostrador é o dos minutos, com a escala de 5 a 55 visível ao longo da periferia; o sub-mostrador na posição das 12h00 mede as horas; e os segundos estão a cargo de um segundo sub-mostrador na posição das 6h00. Às 3h00, a janela da data.




Wilhelm Birk, fundador e CEO da POINTtec, esteve em Lisboa para o lançamento do novo relógio, e disse que a escolha da capital portuguesa não foi um mero acaso: "Não só a Sociedade de Relojoaria Independente foi o nosso primeiro distribuidor a nível mundial, como a Joalharia Ferreira Marques, a comemorar 90 anos, não podia ser um local mais adequado, com a sua arquitectura centenária e decoração Art Deco.”

Jorge Pinheiro, CEO da SRI, classificou o evento "o culminar de um trabalho que temos vindo a realizar desde o início dos anos 90 com a Junkers, marca que é hoje reconhecida no nosso mercado pela sua extraordinária relação preço/qualidade e que, em Portugal, goza ainda de uma vantagem única em todo o mundo – a sua garantia vitalícia.”


O Junkers Regulateur é declinado em três versões: referência 6512-1, com mostrador bege e bracelete em pele castanha; referência 6512-2, com mostrador antracite e bracelete castanha escura; e referência 6512-3, com mostrador azul-escuro e bracelete preta.

O preço é igual para todos eles: €1.499. Até ao final do mês de Outubro de 2016, estes relógios estarão à venda em exclusivo na Joalharia Ferreira Marques.

A partir de 1 de Novembro estarão também disponíveis através da restante rede de agentes autorizados da SRI e só a aquisição nestas lojas permite beneficiar da garantia vitalícia que a Junkers oferece em Portugal.




A Joalharia Ferreira Marques, uma das mais antigas de Lisboa, foi fundada em 1926, e comemora este ano o seu 90.º aniversário. José Filipe Guerra Maio, responsável da loja, disse: “Écertamente o palco perfeito para este lançamento mundial da POINTtec. A nossa joalharia abriu ao público na mesma década em que os aviões da Junkers faziam as suas primeiras grandes viagens, pelo que é com um enorme prazer que recebemos agora nas nossas instalações, e pela primeira vez em todo o mundo, relógios que se inspiram nesses feitos pioneiros”.



Características técnicas: ⦁ Movimento suíço Dubois Depraz 14072 ⦁ Calibre mecânico automático, 31 rubis ⦁ “Regulateur” (indicação de hora, minutos e segundos através de ponteiros em eixos diferentes) ⦁ Janela de data às 3h00 ⦁ Caixa em aço inoxidável com acabamento acetinado ⦁ Mostrador com vidro de safira ⦁ Diâmetro: 42 mm. Altura: 13 mm. Peso: 82 g ⦁ Resistente à água até 5 atmosferas (50 metros)




Este modelo Regulador pertence à série Expedition Südamerika, inspirada pela expedição realizada a bordo de um hidroavião Junkers F13 entre Cuba e a Argentina em 1923.


Wilhelm (Willi) Birk falou connosco e uma entrevista exclusiva com o fundador da POINTtec será publicada na edição online de Novembro do Anuário Relógios & Canetas.

Sem comentários: