Como já dissemos aqui, estivemos por estes dias na Riviera Francesa, a convite dos relógios Anonimo, que acabam de lançar uma edição limitada para os barcos Van Dutch.
A marca com raízes em Florença, mas com produção Swiss Made, aproveitou a ocasião para apresentar a um grupo internacional de jornalistas algumas da novidades com que se relança no mercado.
Em cima, aspecto da apresentação. Em baixo, modelos das duas linhas Anonimo: Militare e Nautilo
Em cima, um Anonimo Militare, com caixa de 43,4 mm, estanque até 120 metros. Equipado com um calibre automático Selitta SW260-1, tem o mostrador ligeiramente escovado à mão, o que faz de cada relógio um exemplar único. Há versões com caixa resvestida a DLC preto ou em bronze.
Esta é aliás uma das assinaturas da Anonimo - sempre três versões: aço, aço revestido a DLC e bronze. Outra dessas assinaturas é, em muitos dos modelos, a colocação da coroa às 12 horas, num sistema patenteado em que a própria bracete serve de protecção.
Em cima e em baixo, versões cronógrafo do Militare, com o mesmo tamanho de caixa e calibre Sellita SW300, a que se juntou um módulo com função cronógrafo Dubois Depraz 2035M, adptando-se assim à posição da coroa às 12 horas. Com versões de mostrador cinzento, preto ou azul. E também com declinações de aço ou bronze.
Em cima e em baixo, modelos da linha Nautilo. Caixa de 44,4 mm, de aço ou bronze, estanque até 20 metros. Horas, minutos e segundos centrais, com data às 6 horas e coroa de enroscar às 4 horas. Vem com um calibre Sellita SW200-1. Também tem uma versão de bronze e variações de mostrador preto, azul ou cinzento.
Frédéric Bastiat, CEO dos relógios Anonimo explicou à imprensa o ponto da situação da marca, que deverá entrar em breve no mercado português.
Fundada em 1997 em Florença, a Anonimo nasce da reacção de quadros superiores da Officine Panerai à compra da marca nesse ano pelo grupo Richemont.
Em 1972, quando morre Giuseppe Panerai, a empresa passa a ser gerida pelo engenheiro Dino Zei, oficial da marinha de guerra italiana. É ele que lidera o processo de contestação ao que considera ser uma descaracterização da marca, fundando etnão a Anonimo, que se reinvindica da herança florentina de tradição relojoeira secular, de design específico e de tradição de fornecimento de relógios às forças armadas italianas, especialmente ao seu ramo da Marinha.
Zei dá o nome de Anonimo à nova marca, querendo acentuar que o mais importante é o relógio em si e não o logótipo que possa estar gravado no mostrador.
A Anonimo conhece grande sucesso nos primeiros anos, mas a crise de 2009 atinge-a especialmente. Até que, em 2013, investidores independentes compram a Anonimo Firenze e relançam-na (ver aqui ou aqui). A empresa passa a chamar-se Anonimo SA e muda a sua sede para perto de Genebra.
"Hoje, a Anonimo é bem a tradução dou casamento entre o design italiano e o saber relojoeiro suíço", diz-nos Bastiat.
Por isso, uma das imagens que a marca associa à sua comunicação é o Monte Cervino (Matterhorn em alemão), nos Alpes, a cordilheira que faz fronteira entre a Suíça e a Itália.
Caixa tipo "almofada", clara legibilidade (com algarismos grandes a formarem o triângulo em forma de "A" de Anonimo), coroa fora da posição tradicional (às 12, às 4 ou às 6 horas) e personalização de cada relógio (com a versão de caixa de bronze, que vai mudando de cor à medida que é usado; ou com os mostradores ligeiramente escovados à mão) são outros pontos de identificação dos relógios Anonimo.
"O target dos Anonimo é o público masculino, entre os 25 e os 55 anos, conhecedor da relojoaria, com um estilo 'sport chic elegant' e que frequente espaços de design e conceito, que seja um fazedor de tendências e não um seguidor", diz-nos Bastiat.
O segmento de preços dos Anonimo fica entre os 2 e os 5 mil euros. Tem hoje 40 pontos de venda, em países da Europa, América e Ásia e quer produzir cerca de 6 mil relógios por ano. É, pois, uma marca de nicho.
"Quando a elegância italiana encontra a precisão suíça" é uma das frases usadas na comunicação da Anonimo. Pretende atrair "os pioneiros, que abrem caminhos e se sentem bem em ambientes de montanha, nos lagos de montanha, na vida ao ar livre, activa e desportiva".
Por cada modelo que lança, a Anonimo fará sempre uma edição limitada com caixa de bronze, material que está no seu ADN e reporta ao ambiente marítimo. Os relógios têm dois anos de garantia, que será alargada por um ano extra se o comprador se inscrever no site da marca.
Uma estadia em Cannes, com sol e vento fraco. Contrastando com a intempérie que se abateu recentemente sobre a Rivieta francesa e que deixou um rasto de inundações, destruição e morte.
Na Promenade de la Croizette, com mar chão e areal deserto
A piscina no terraço do Hotel Five Seas, quartel-general da operação Anonimo em Cannes
Esculturas de Salvador Dali e outras obras de arte, para venda. E a estátua com a Palma de Ouro, a célebre distinção para o vencedor do Festival de Cinema de Cannes
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