Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Chegado ao mercado - relógio Richard Mille RM69 Erotic Tourbillon


Richard Mille RM69 Erotic Tourbillon. Um relógio que "revela os nossos mais secretos desejos e intenções em toda a sua glória". Um autêntico "toy for the boys", com o mostrador a compor aleatoriamente frases que "evocam prazer e desejo". É uma edição limitada de 24 exemplares, apenas disponíveis nas 24 boutiques Richard Mille espalhadas pelo mundo.

A chamada relojoaria erótica é todo um capítulo na história da micro-mecânica, com tradição secular. Cenas libertinas foram sendo criadas pelos relojoeiros que, de forma mecânica, deram e continua a dar vida a quadros mais ou menos explícitos de sexo feito por autómatos. Dado que ofendiam a moral e os "bons costumes", afrontando os poderes religioso e político, esses relógios tiveram no passado uma vida clandestina e os que eram apanhados, eram confiscados e destruídos.

O caso do Richard Mille RM69 (o nome não é por acaso, claro... embora a reserva de corda de 69 horas e a indicação no mostrador também o justifiquem...) é porém diferente. O erotismo exprime-se por palavras. As pontes e a platina deste calibre automático turbilhão são feitas de titânio. Concebido em colaboração com a Audemars Piguet Renaud & Papi, o calibre tem 505 componentes, mas extremamente compacto, dado que o turbilhão e o tambor de corda estão alinhados no mesmo eixo.

A peculiaridade do Richard Mille RM69 é ser um verdadeiro oráculo: três barras triangulares, de titânio, quais rolos de oração tibetanos, vão compondo frases ao acaso. Para activar essa complicação "oráculo" basta pressionar um botão, às 10 horas. E, assim, o relógio exprime os desejos íntimos do seu possuidor, que nem ele próprio se atreve a exprimir ou sequer muitas vezes tem consciência... Para ter uma leitura perfeita, os ponteiros desaparecem mediante o accionar de um outro botão, às 8 horas. Os ponteiros voltam à posição normal logo que o oráculo cumpriu a sua missão. O RM69 tem caixa tripartida de titânio, de 50 x 42.70 x 16.15 mm, estanque até 50 metros.


Sem comentários: