Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 24 de agosto de 2014

Há dez anos... relógio Zeno Albatroz com lançamento nos Açores


(fotos arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Uma viagem Lisboa - Lajes - Lisboa, num Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa tornava possível o lançamento, em 2004, nos Açores, de uma edição especial Zeno "Albatrozes", para jornalistas e demais convidados.


(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Então, escrevíamos para a revista Internacional Horas e Relógios:

Em cerimónia nos Açores, com a adesão da Força Aérea Portuguesa

Edição especial Zeno homenageia os “Albatrozes”

Mais uma edição limitada e exclusiva para o mercado português, que mesmo em altura de crise costuma ser ávido deste tipo de produto – a Zeno e o seu importador para Portugal, a Tempus Internacional acabam de lançar um relógio que homenageia o trabalho da Esquadra 711 – “Albatrozes”. A Esquadra 711 já fez, desde que foi criada, há dez anos, mais de 20 mil horas de operações conjuntas utilizando os dois meios aéreos ao seu dispor, os helicópteros SA330 Puma e os aviões C-212 Aviocar.

Os “Albatrozes”, que estão estacionados na Base Aérea nº 4, nas Lajes, Terceira, contam já no seu historial com 13.100 voos, 34.900 passageiros transportados, 2.140 doentes evacuados e 658 toneladas de mercadoria transportada.

O relógio que marca estes feitos é um modelo New Pilot Classic, da marca Zeno-Watch Basel. Um cronógrafo, com caixa de 42 mm, mecanismo automático Valjoux 7750, caixa em aço escovado, com calendário em português, vidro mineral, gravação no fundo, com mecanismo à vista e estanquecidade até 30 metros.

A edição está limitada a 124 unidades, tantos quantos os salvamentos efectuados até à data em que a decisão de fazer o relógio foi tomada. No dia da cerimónia, há dois meses, eles já iam em 127...

O relógio Zeno edição especial “Albatrozes” ostenta no mostrador o escudo da Esquadrilha, que tem por símbolo o albatroz errante, a ave marinha de maior envergadura, chegando a atingir três metros e meio de ponta a ponta das asas. O albatroz é considerado, no seu planar calmo, mesmo no meio de ventos fortes e tempestades, um sinal de bom augúrio pelos marinheiros que o avistam.

A Zeno-Watch Basel

A história da Zeno-Watch Basel, começa em 1868 com o relojoeiro Jules Godat, o fundador de uma pequena companhia fabricante de relógios de bolso (Godat & Co.) em La Chaux-de-Fonds, situada no coração da indústria de relojoaria suíça. Produziu, em pequenas quantidades, relógios de bolso requintados destacando caixas de prata pura e relógios pendentes para senhora. Construiu uma pequena fábrica que foi comprada em 1920 pela companhia, A. Eigeldinger & Fils.

O negócio de família, Eigeldinger, especializou-se em relógios de pulso para o exército. Produziam relógios em aço, prata, ouro e platina, com movimentos mecânicos até 43mm. Apresentavam relojoaria diversa com garantia. As suas marcas registadas eram Zeno, Strand e Solvex. O filho do dono, Andre-Charles Eigeldinger, introduziu o Zeno. O nome foi influenciado pelo filósofo grego, Zeno, e deriva de Zenodopolus, que significa “Presente de Zeus”.

Os primeiros relógios Zeno foram feitos em 1922. Cada peça era marcada com a cruz suíça na parte detrás da embalagem. Desde aí, a companhia tem continuado a inovar as técnicas na manufactura de relógios. Em 1949, os relógios Zeno foram exibidos pela primeira vez na Feira de Relógios Suíços na Basileia.

Em 1966, os investidores Peter Atteslander e Eric Enggist compraram os direitos da marca Zeno e venderam-nos a Felix W. Huber, em 1973. Huber tinha trabalhado para a companhia desde 1964.

A eterna estrela da Zeno-Watch Basel é a famosa colecção “Pilot Classic” (40mm). A bem sucedida família Pilot tem sido alargada. Desde 1999 produziu-se os relógios “Pilot Oversized” (47.5mm), uma enorme gama de relógios piloto em novos tamanhos e muitos cronómetros certificados COSC.



A bordo do C-130







A chegada à Base das Lajes, na Terceira



Ao largo de Angra do Heroísmo, um Albatroz faz um simulacro de salvamento no mar



Entrando a bordo de um Albatroz, para uma demosntração da sua versatilidade...


José Falcato, responsável pela Logística na Tempus Internacional





Voos picados, rasando vales e assustando vacas, horizontes a 40 graus...




Não demos parte de fraco, mas as manobras...


Sem comentários: