terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Pré-SIHH - relógio Piaget Altiplano 38 mm 900P, o relógio mecânico mais fino do mundo
Piaget Altiplano 38 mm 900P, o relógio mecânico mais fino do mundo. Não tem platina principal, a peça onde assentam as peças móveis. Antes usa o fundo da caixa para essa função, conseguindo assim ter apenas 3,65 mm de espessura.
No capítulos dos ultraplanos, a Piaget tem uma longa tradição e, com este modelo, apresentado em Madrid à imprensa ibérica, em antecipação do Salão Internacional de Alta Relojoaria, que decorre em Janeiro em Genebra, a tradição continua e é melhorada.
Em 2014, a Piaget celebra o seu 140º aniversário e comemora com este recorde. As raízes estão no Calibre 9P, que foi o primeiro movimento de corda manual ultraplano que a Piaget criou em 1957. Esse mecanismo em particular media apenas 2 mm de espessura e selou o destino da Piaget no campo da relojoaria ultraplana.
Em 1960 a Piaget estava pronta para estabelecer o primeiro recorde com o Calibre 12P, o movimento automático mais fino do mundo com apenas 2,3 mm. Os anos seguintes foram testemunhas de toda uma série de novos recordes nos campos dos modelos de corda manual e automáticos, com ou sem complicações relojoeiras, como o Calibre 600P, o movimento turbilhão de corda manual mais plano do mundo; e o 1208P, um movimento automático que foi também o mais fino na sua categoria.
Uma herança ultraplana em que a Piaget produziu 23 calibres ultraplanos de 35 movimentos desenvolvidos e produzidos internamente, dos quais 12 deles estabeleceram novos recordes de espessura nos últimos anos e fazem agora parte da coleção.
Cada uma das 145 peças que compõem o Altiplano 38 mm 900P (de carga manual) foi reduzida a um tamanho que por vezes não supera sequer a espessura de um cabelo – incluídas algumas rodas que medem apenas 0,12 mm de espessura (comparadas com os 0,20 mm de um movimento clássico).
Com mostrador das horas e minutos descentrado, tem a roda do trem totalmente visível e ponte do tambor de corda suspenso, também visível do lado do mostrador, garantindo 48 horas de autonomia.
Quando um relógio é submetido a uma grande pressão, como quando se submerge em água, a caixa deforma-se ligeiramente. Enquanto este fenómeno físico não tem grandes consequências num relógio clássico, já num ultraplano isso pode significar a paragem dos ponteiros. Assim, a Piaget desenvolveu um dispositivo, que aguarda registo de patente - em vez de ajustar os ponteiros por cima das pontes, a Piaget colocou-os por debaixo. Quando o vidro do mostrador se deforma pelos efeitos da pressão, aplica essa pressão não aos ponteiros, que estão colocados por debaixo do nível da ponte, mas na ponte do trem de rodas, evitando desta forma qualquer consequência na frequência do movimento.
O Altiplano 38 mm 900P tem caixa de ouro branco e o calibre está decorado segundo os códigos Piaget.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário