sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Há 105 anos - os irmãos Lipmann inventavam o esfigmómetro (pulsómetro)
Há 105 anos, inventava-se o Esfigmómetro, um dispositivo que, aplicado a um cronógrafo, calculava as pulsações cardíacas. Bastava accionar o ponteiro central dos segundos, através de botão na coroa, e esperar 20 pulsações. Depois, lia-se na escala a correspondência para um minuto - no caso, 71 pulsações.
O esfigmómetro foi inventado pela francesa Lipmann Frères, de Besançon, e era vendido na Suíça pela Ed. Heuer et Cie, de Bienne.
O jornal da Fédération Horlogère Suisse, de 28 de Fevereiro de 1908, dava conta do invento e publicava também um anúncio do Cronógrafo-Esfigmómetro.
O esfigmómetro é regulado para um número determinado de pulsações, neste caso, 20. Pulsómetro ou pulsímetro é o nome por que hoje é conhecida essa função.
Os cronógrafos podem ter ainda funções de taquímetro (sabe-se a velocidade média, mediante uma distância conhecida); telémetro (sabe-se a distância de um fenómeno, face a uma velocidade conhecida); astmómetro ou espirómetro (mede a respiração por minuto, estando afinado para 20, por exemplo).
Para saber mais - Dicionário de Relojoaria - O Universo do Tempo e dos seus Medidores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário