Decorre até amanhã, sábado, a Panerai British Classic Week. Com a participação de mais de 70 veleiros este conjunto de regatas define um novo record de participantes que competem no estreito de Solent (que separa a Ilha de Wight do Reino Unido, conhecido pelas suas excelentes condições de navegação).
A regata Cowes destaca-se dentro o circuito Panerai Classic Yachts Challenge pela grande diversidade e número de veleiros que reúne. Desde Hugh Morrison’s de 27 metros, um saveiro premiado pelo design clássico-moderno; o Michael Frith’s de 7,4 metros; o veleiro bermudiano Blue Eagle e o cutter Luna de David Aisher’s de 1888, com design clássico e com 8 metros apresentado apenas há umas semanas atrás, a lista de participantes apresenta uma diversidade impressionante de barcos clássicos e modernos.
A lista de inscritos completa inclui o conhecido Eilean, um ketch bermudiano construído em 1936 pelo lendário estaleiro escocês William Fife, restaurado pela Officine Panerai; o veleiro David Sheriff de 1987 também desenhado por Fife; Opposition (anteriormente Morning Cloud) de 1971 construído por Admiral’s Cupper para Ted Heath e agora propriedade de Jamie Mattheson, e o lendário saveiro Laurent Giles de David Murrin’s.
Nesta regata juntam-se ainda 11 barcos clássicos de 8 metros que se preparam em Cowes para o Campeonato Mundial dos 8 metros, que começa no domingo, 15 de Julho. O barco mais recente é o Luna, mencionado acima, e o mais antigo o Rafferty Tanneguy’s Hispania IV projetado por Joseph Guendon e construído em 1927 por Sagredos Santander Spain, o que significa que a história de um veleiro de 85 anos com 8 metros vai marcar presença na regata.
O British Classic Yacht Club nasceu em 2001 para proporcionar um espaço agradável onde os proprietários e outros entusiastas de barcos clássicos pudessem contar as suas histórias e partilhar experiências. O BCYC esforça-se para representar os interesses dos proprietários dos barcos clássicos e tem desenvolvido um bom relacionamento com muitos dos mais importantes clubes náuticos no Reino Unido e exterior. O BCYC está envolvido de forma ativa nas discussões nacionais e internacionais sobre desenvolvimento no futuro do iatismo clássico. O BCYC é constituído por mais de oitenta barcos. Além das regatas anuais organizadas pelo clube emblemático em Cowes todos os anos em Julho, o Clube também organiza um programa completo de outras corridas, cruzeiros e atividades sociais no Solent e na Costa Este, e apoia a popular East Coast Classic Regatta que se realiza no início de Junho. Os veleiros do BCYC também participam em muitos eventos de vela importantes, incluindo regatas clássicas no Canal da Mancha, Mediterrâneo e nas Índias Ocidentais.
Para honrar as suas ligações históricas com o mar, a manufactura relojoeira Officine Panerai tem promovido a cultura da vela clássica através do seu patrocínio ao Panerai Classic Yachts Challenge, o principal circuito internacional para barcos clássicos. Em 2007, a Panerai adquiriu e restaurou o ketch Bermudiano Eilean. Construído em 1936 nos lendários estaleiros Fife, em Fairlie, na Escócia, o Eilean representa agora a marca em corridas e regatas de barcos vintage e clássicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário