Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estação Cronográfica recebe uma prenda de Jack Heuer

Estação Cronográfica esteve nas comemorações do 150º aniversário da TAG-Heuer, em Paris, como anteriormente foi referido.

Hoje de manhã, voltámos à sede social do grupo LVMH, onde a festa ocorreu, para entrevistar Jack Heuer, o Presidente honorário da TAG-Heuer, e cuja família foi fundadora da marca.

Jack, figura lendária no sector, com uma energia e jovialidade que fazem esquecer os 80 anos de idade, falou do passado, do presente e do futuro da Relojoaria. Disso falaremos aqui oportunamente.
Ele teve a amabilidade de assinar para Estação Cronográfica um exemplar do gigantesco livro comemorativo dos 150 anos da TAG-Heuer

Pilares do Tempo - CDLXXIV

Roma

Livro do dia

Chegado(s) ao mercado

Miss Sixty Botanic. Peças em aço e plástico.

Chegado ao mercado

Michael Kors. Cronógrafo de quartzo, caixa em aço. PVP: 180 €

Chegado ao mercado

TAG Heuer Silverstone. O Silverstone original foi inicialmente equipado com o Chronomatic Calibre 11, um movimento automático desenvolvido em parceria com a Dubois Dépraz, Breitling e Hamilton-Büren, e lançado em 1969 como o primeiro movimento cronográfico automático. O calendário às 6 horas e os dois botões no lado oposto à coroa são as características típicas deste movimento.
Para manter os contadores, os botões e a configuração da coroa do modelo original, o cronógrafo automático Silverstone está agora equipado com um novo movimento - o Calibre 11 com módulo Dubois-Depraz.
A reedição é fiel ao original, não apenas no misto de linhas quadradas e arredondadas e nas suas características técnicas, mas também na apresentação do mesmo selo vintage “Heuer” e na inscrição “Silverstone” às 12 horas. Em destaque, a tradicional pulseira perfurada em pele de alligator.

Newsletter de La Cote des Montres

A newsletter de Outubro de La Cote des Montres tem como actor principal o Parmigiani Bugatti Super Sport. Mas outras novidades podem também ser lidas, aqui.

Meditações - discrição

Use a sua erudição como se fosse um relógio de bolso: não saque dela para mostrar as horas, mas diga que horas são se alguém lhe perguntar.

Philip Chesterfield (1694-1773), filósofo inglês

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Leonardo DiCaprio usa primeiro Monaco Twenty Four Calibre 36 Chronograph de série

Leonardo DiCaprio recebeu esta noite das mãos de Jean-Christophe Babin, CEO da TAG-Heuer, o primeiro relógio Monaco Twenty Four Calibre 36 Chronograph. O actor norte-americano esteve presente na gala dos 150 anos da marca relojoeira, ocorrida em Paris.

Perante cerca de 400 convidados (o Príncipe Alberto do Mónaco, Jean Todt, Alain Prost... Estação Cronográfica...), a sede do maior grupo de luxo do mundo, o LVMH, que detém a TAG-Heuer, foi o palco do evento, que serviu ainda de meta final à volta ao mundo que o roadster Tesla deu - o primeiro carro inteiramente eléctrico a fazê-lo, com o patrocínio da marca relojoeira.

Bernard Arnault, Presidente do LVMH, deu as boas-vindas ao roadster Tesla, conduzido por Elon Musk, Presidente e co-fundador da Tesla Motors, num périplo que teve início há seis meses, em Basileia.
O Monaco Twenty Four Calibre 36 Chronograph é uma peça inspirada na engenharia automóvel. Foi apresentado como Concept Watch na BaselWorl 2009, foi construído para reflectir o poder e a velocidade dos carros de corrida e a sua sólida construção. Agora, o modelo passa a ser uma realidade comercial. Deverá custar cerca de 10 mil euros.

Equipado com um Calibre 36, um cronógrafo automático, de 36 mil vibrações por hora, vem com um inédito sistema, o patenteado Advanced Dynamic Absorber. O movimento está suspenso entre quatro braços de absorção de choque. O mostrador ostenta as listas verticais do lendário Porsche 917K que Steve McQueen guiou no filme “Le Mans”. A massa oscilante lembra um volante de competição. Vem numa caixa de 40,5 mm, em titânio negro.

Memorabilia

Pin Hamilton

Iconografia do Tempo


de uma compilação (THE LIFE OF MARIA - FIRST PART) organizada por António Prole

Pilares do Tempo - CDLXXIII

São Petersburgo, Rússia (contribuição de João Santos)

Estação Cronográfica recebe em Paris o TAG Heuer Tesla, o primeiro roadster eléctrico, que também estará em Lisboa

Um roadster Tesla, patrocinado pela TAG Heuer, termina esta noite em Paris a primeira volta ao mundo realizada por um carro inteiramente eléctrico.

A chegada está prevista para o fim da tarde, junto à sede social do Grupo LVMH, de que a TAG Heuer faz parte, e termina com um jantar de gala, com a presença de Leonardo DiCaprio. Estação Cronográfica dar-lhe-há conta do evento, que faz parte das comemorações dos 150 anos da TAG Heuer.

A viagem do roadster foi baptizada de Odisseia dos Pioneiros e o carro estará depois presente no Salão Automóvel de Paris.

Em primeira mão, Estação Cronográfica pode adiantar que, dentro de semanas, um roadster Tesla como o que acaba de fazer a volta ao mundo estará em exposição no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Iniciativa do importador da marca, a Torres Distribuição, que também levará à capital portuguesa algumas das peças históricas TAG Heuer.

Design relojoeiro

O relógio "Under Pressure", da 666 Barcelona, de calibre de quartzo, tem leitura analógica, com um único ponteiro dos segundos, ao centro, e leitura digital do tempo às 6 horas. A inspiração do modelo vem dos antigos manómetros. Para saber mais, vá aqui.

Contribuição de Adriana Correia de Oliveira

Chegado ao mercado

Ulysse Nardin Hammerhead Shark Limited-Edition. Calibre automático. Caixa em titânio e aço ou titânio e ouro, de 45 mm, estanque até 200 metros. Bisel unidireccional, em aço ou ouro rosa. Indicador de reserva de corda. Pulseira em borracha, titânio e ouro ou titânio e ouro. Limitado a 350 peças em titânio / ouro e 999 em titânio / aço.

Livro do dia

Chegado ao mercado

Michael Kors. Cronógrafo de quartzo, caixa em aço. PVP: 240 €

Meditações - tempo e preguiça

O preguiçoso é um relógio sem corda.

Jaime Balmes (1810-1848), filósofo espanhol

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Crónica de Outubro na Espiral do Tempo

A crónica que Estação Cronográfica escreve mensalmente para o site Espiral do Tempo e para a Visão online versa em Outubro um misterioso relógio que um cidadão romano mandou construir na Egitânia (hoje Idanha-a-Velha) e os regulamentos na mina romana de Vipasca, onde hoje é Aljustrel, indiciando o uso de relógio de sol para regular os horários dos banhos públicos entre homens e mulheres. A ler aqui.

Swatch patrocina prémio de ilustração

Estão abertas, até 22 de Outubro, as inscrições para o concurso Illustrative 2011, que decorrerá em Berlim, em Maio do próximo ano. Trata-se da sexta edição daquilo que é considerado como o mais importante festival do mundo em termos de ilustração e está em jogo o Swatch Young Illustrators Award. As inscrições podem ser feitas aqui.

Livro do dia

Pilares do Tempo - CDLXXII

Helsínquia (contribuição de João Santos)

Federation Horlogère vigiou feira em Hong Kong

A Federação Relojoeira Suíça (FH, organização patronal do sector), esteve atenta ao que se passou na Hong Kong Watch & Clock Fair 2010, que decorreu recentemente no território.

A principal preocupação foi fiscalizar possíveis violações de propriedade industrial e intelectual. Artigo da FH a ler, aqui.

Officine Panerai patrocina exposição de tributo a Galileu e apresenta novo calibre

Estação Cronográfica está em Florença, para a inauguração da exposição "Tempo e Espaço: um tributo a Galileo Galilei", patrocinada pela manufactura relojoeira Officine Panerai.

Ao mesmo tempo, a Panerai apresenta um novo calibre, o P.3000, de carga manual e autonomia para três dias.

As características do novo P.3000:

Entirely designed, developed and produced in the Officine Panerai Manufacture in Neuchâtel, the hand-wound P.3000 calibre presents the main characteristics of the Panerai movements both in terms of structure and in terms of performance, robustness, accuracy and its long power reserve.

The thickness of the calibre P.3000 is 5.3 mm and the diameter is 16½ lignes, a substantial size which traces its origins from that of the movements which were fitted to the historic Panerai models. The calibre is immediately recognisable by its construction, which is similar to that of a three-quarter plate movement: a large bridge, next to another smaller one, covers the majority of the mechanical parts and it is fixed to the bottom plate by a series of screws of substantial thickness, thus forming a particularly rigid structure.

The movement has 21 jewels and it uses two spring barrels connected in series. Such an arrangement enables long, thin springs to be used, which ensures the delivery of a more even force and also does so over a longer period of time, with a power reserve of 3 days. The balance wheel is unusually large (13.2 mm) and it is the variable inertia type, with four adjusting screws arranged externally round the ring, so that the rate can be regulated without it being necessary to remove the whole assembly. Supported by a bridge with twin supports – a fixing much safer and more stable compared to the cantilevered single bridge – the balance wheel oscillates at a frequency of 3 Hz, equivalent to 21,600 alternations per hour. It is fitted with an Incabloc® anti-shock device and is free-sprung, so there is no regulating lever.

With brush-finished bridges and chamfered angles – that is, with the angles smoothed and polished – the P.3000 calibre is also fitted with the device for the rapid adjustment of the time: a star wheel with 12 points and a small spring clutch enable the hour hand to be moved one hour at a time, without interfering with the movement of the minute hand or the operation of the watch.
Durante a gala de abertura da exposição, no Museu de Design de Florença, relojoeiros da Officine Panerai demonstravam as várias artes do seu saber.

O evento em Florença serviu ainda para apresentar de novo algumas das novidades saídas aquando do Salão de Alta Relojoaria de Genebra, ocorrido em Janeiro. Uma delas é uma homenagem a Galileu, o Luminor 1950 Equation of Time Tourbillon Titanio – 50mm L’Astronomo.

As características deste relógio:

Dedicated to fans of technical grand complications, the Luminor 1950 Equation of Time Tourbillon Titanio – 50 mm L’Astronomo by Officine Panerai is a tribute to the genius of Galileo Galilei, a combination of some of the rarest, most exclusive and fascinating specialities in watch-making. L’Astronomo is the most technically sophisticated wristwatch ever produced by Officine Panerai: a tourbillon with equation of time, indication of sunrise and sunset times for the city chosen by the purchaser and depiction of the night sky of the same city on the back plate.

The watch functions are immediate and clear on the dial: a date window at 3 o’clock, alongside a tiny dial that shows the month with a hand; sunset time; equation of time; sunrise time and finally small seconds at 9 o’clock, where the rotation of the tourbillon with a tiny ecru disc is visible through a small dial. Times for sunrise and sunset are shown by two cursors that run along numbered circular sectors and vary depending not only on the seasons but also on the latitude chosen by the purchaser. The dial has the classic Panerai sandwich structure, guaranteeing exceptional night-time visibility thanks to the luminescent substance inserted between the two layers.
Equation of time is the difference between the time shown by the watch, which is that universally adopted for ease and real or solar time, which varies every day due to the eccentricity of the Earth’s orbit and the inclination of its axis. 4 days a year, these two times coincide perfectly but on all the other days they actually differ by up to 15 minutes, either faster or slower. The linear cursor at 6 o’clock immediately shows this time difference and this calculation is a speciality of top-end watch-making and a feature that very few watches have.

Other indications can be seen through the sapphire glass on the lower part of the movement P.2005/G, based on the Officine Panerai P.2005 in-house calibre, modified to include new functions. With 375 components, the P.2005/G calibre features a typical Panerai tourbillon regulator, which can be admired from the back, turning on an axis perpendicular to the axis of the balance and making two rotations a minute, instead of one. With three spring barrels, it has a manual-wound movement and ensures 4 days’ autonomy, with the remaining power reserve shown by a hand, this too visible on the back.

The last hugely fascinating element that completes the personality and refinement of this model, is the map of the sky on the lower part of the mechanism. The disc that shows the map rotates in one direction or the other, depending on the hemisphere chosen, thus constantly updating the night sky above the city chosen by the purchaser. The name of the city is also engraved on the back, together with the millesimation.

The watch’s Luminor 1950 case is 50 mm in diameter, in titanium so that it weighs less, but clients can also choose a pink or white gold case. Waterproof to 10 bar (about 100 metres), the case has the typical crown-protecting bridge, brushed titanium like the case body, while the anti-reflective sapphire crystal is held in place by a bezel with contrasting polished finish. L’Astronomo comes with an alligator strap and the classic buckle customised with the Officine Panerai logo.

Como é que as marcas de luxo se devem comportar online?

Artigo muito interessante, no New Media Knowledge, da autoria de Chris Lee, sobre como é que as marcas de luxo podem e devem fazer ligação com os ricos através da Internet. A ler, aqui.

Relógios Vacheron Constantin celebra 200 anos da independência da Venezuela

A Vacheron Constantin fez uma edição limitada do seu Patrimony Contemporaine, assinalando os 200 anos da independência da Venezuela. São dez peças em ouro rosa e 9 em platina. O fundo é gravado e recorda o dia 19 de Abril de 1810, data da declaração de independência. Calibre de carga manual, selo de qualidade Poinçon de Genève.

O comunicado da manufactura:

Caracas, Venezuela – August 23rd, 2010 – Vacheron Constantin, the world’s oldest watch manufacture, has created a limited edition timepiece to celebrate Venezuela’s 200th independence anniversary. Production will be limited to 19 pieces: ten in rose gold and nine in platinum. The back of the watch bears an engraving, which includes the number 19 representing the day in which Venezuela declares its independence, April 19th, 1810.

Venezuela's war for independence (1811-1823) was the first in Latin America’s independence movement under the leadership of South American General, Simón Bolívar. It was part of a series of related emancipation movements throughout Latin America. The Venezuelan war was integral to other South American wars of independence as military and political collaboration among countries was common. It is in 1811 that the first paper bill is issued bearing a seal with the number “19” in the center, representing the signing of the independence in April 19, 1810.

Vacheron Constantin has a long history in South America. Already in 1835 the Maison sets up a business in Rio de Janeiro in Brazil. The brand's archives also indicate the first sales to Argentina around 1880. The bonds between Vacheron Constantin and Venezuela will tighten early 20th century, it is in 1922 that the Minister of the United States of Venezuela in Bern and delegate to the United Nations in Geneva asked Charles Constantin to become Venezuela's vice-counsul in Geneva. A position that Charles Constantin accepted with pleasure.

The timepiece chosen for this limited edition is the Patrimony Contemporaine. Designed and crafted according to the most demanding standards of Geneva horology at its finest, the Vacheron Constantin caliber 1400 hand-wound mechanical movement can rightly claim the title of "mouvement manufacture", i.e. a proprietary design born of the experience and expertise of the company's own team of master watchmakers and made on its own premises.

The caliber 1400 which equip this limited edition has received the Hallmark of Geneva certification. This exceptional quality certification is a guarantee of provenance, durableness, exactness and of century old savoir-faire. Here for instance, all appropriately flat areas of the movement are decorated with a ribbed "Côtes de Genève" pattern, sharp angles chamfered then, along with all flat screw heads, polished by hand.