Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 22 de junho de 2025

Coisas do Ephemera - calendário com as Doze Horas, de Rafael, 1914

Coisas do Ephemera. Acaba de dar entrada no Núcleo do Tempo do maior arquivo privado do país um calendário para 1914, intitulado “Ricordo Raffaellesco”.

O pequeno caderno, unido por um cordão, tem na capa “Le Dodici Ore di Raffaello Sanzio”.

“As Doze Horas” referem-se a uma série de doze trabalhos representando alegoricamente as seis horas do dia e as seis da noite. São atribuídas a Raffaello Sanzio, mais conhecido por Rafael, embora alguns especialistas os atribuam a Raffaello Schiaminossi, um mestre do desenho e da gravação.

Sobre as Doze Horas, ver aqui.

Rafael Sanzio (1483-1520) foi um pintor italiano, uma das grandes expressões do Renascimento. Mestre da pintura e arquitetura da Escola de Florença. No calendário inclui-se uma breve biografia, assim resumida: “Nascimento em Urbino, escola em Perugia, impulso em Florença, campo de batalha e triunfo em Roma”.

No interior, um poema assinado G. Acquaviva, sobre Il Calendario Nuovo. Depois, uma primeira estampa - no Parnaso, Dante, Homero e Virgílio. Em seguida, os dias da semana: Diana associada a Lunedi (segunda-feira); Marte a Martedi (terça-feira); Mercúrio a Mercoledi (quarta-feira); Júpiter a Giovedi (quinta-feira); Vénus a Veneredi (sexta-feira); Saturno a Sabato (sábado) e Apolo a Domenica (domingo).

O caderno, além do calendário para 1914, tem uma folha solta com os calendários para 1913, 1914 e 1915. É editado por E. Sborgi (Egisto Sborgi) – Firenze. Esta tipografia de Florença produziu uma série de calendários “Ricordo Raffaellesco” nas duas primeiras décadas do século XX.














Sem comentários: