Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Coisas do Ephemera - sobre parisienses, relógios de sala e... sexo

No Núcleo do Tempo do Arquivo Ephemera há um volume sobre o qual não encontrámos, até agora, quaisquer referências, o que denotará a sua raridade. Capa do Almanach da Parisiense para 1873, com ilustração de Alberto e impressão em Lisboa. Para além de escassas 16 páginas com as habituais indicações sobre o calendário, as 54 restantes são preenchidas com um só texto, anónimo, intitulado "A parisiense".

De qualidade literária acima da média para este tipo de publicação, parece-nos ser um original em português e não uma tradução, como era habitual na época.

De cariz quase sempre a roçar o erótico, "A Parisiense" fala da perna da dita, comparando-a com a da espanhola, que "é roliça e carnuda", com a da italiana, que é "longa e forte, e quase viril", para concluir que "a parisiense tem tanta ufania pela sua perna, como o soldado pela sua espada; sabe que é uma arma ofensiva, da qual saem faiscas, que deslumbram os transeuntes".

"Moda, na boca das parisienses, é como razão de estado na dos políticos", diz o autor anónimo. "Em Paris, o homem considera o casamento como um grilhão com que se vai prender; a mulher considera-o como uma lima para cortar o grilhão que a prende".

Quanto a sexo e infidelidades, terminamos com algumas páginas onde se fala de uma taça, sempre em cima de um fogão de sala. Ora à esquerda, ora à direita. Ás vezes, a dona da casa coloca-a ao meio, diante do relógio. Sinal de... Um dia, o marido também mexeu na taça.

Quem será o autor deste curioso texto?



















Sem comentários: