Do Núcleo do Tempo do Arquivo Ephemera: páginas do Almanach Hachette para 1899 dedicadas ao vestuário masculino e feminino. Aqui se fala de uma peça que atravessou a História desde sempre - o espartilho. "Puisque la mode est plus forte que la Raison, portez des Corsets, mais ne vous serrez pas", diz o almanaque da casa fundada em 1826 por Louis Hachette e que é hoje um grupo de media.
Sobre o espartilho, o almanaque socorre-se do saber de Ernest Leoty, costureiro parisiense que foi o responsável pelo desenho do espartilho moderno e que escreveu um clássico, Le corset a travers les ages. Esta figura inspirou recentemente à criação de uma marca de moda de luxo, com o seu nome.
No artigo sobre esta cruel peça destinada a diminuir o perímetro abdominal feminino (cinturinha de vespa, é a expressão portuguesa para o que se pretende...) aparecem duas radiografias, de um dorso, com e sem espartilho, demonstrando as deformações que provoca. Para isso, a Hachette socorreu-se do saber de Arthur Radiguet, um percursor em França do uso dos raios X, descobertos poucos anos antes, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen.
Sem comentários:
Enviar um comentário