Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Relógios & Canetas online Outubro - Tempos fluídos e intangíveis


Siga o Relógios & Canetas online no Instagram. Vejas as edições mensais aqui, aqui ou aqui, A maior plataforma em língua portuguesa dedicada à Relojoaria, Instrumentos de Escrita, Joalharia e outros Objectos de Luxo.

Tempos fluídos e intangíveis

Os últimos 30 dias foram férteis em notícias estruturais para o sector relojoeiro mundial. Os tempos são mesmo de mudança. Acelerada.

Desde logo, há o anúncio da retirada de Jean-Claude Biver, 69 anos, aparentemente por motivos de saúde, e depois de 45 anos dedicados à indústria. Este luxemburguês naturalizado suíço ajudou à revitalização da Omega, ressuscitou a Blancpain, tornou global uma marca de nicho como a Hublot, coordenou nos últimos tempos o pólo relojoeiro do grupo LVMH (que detém Hublot, TAG Heuer e Zenith). Sem uma figura tão carismática como Biver, o mundo da relojoaria não será o mesmo.

Depois, há o anúncio de que o francês Jerôme Lambert, que teve êxito na passagem pela Jaeger-LeCoultre e pela Montblanc, se tornaria no CEO de todas as marcas do Richemont Group (que inclui, além destas duas, Cartier, Vacheron Constantin, Piaget, Jaeger-LeCoultre, Panerai ou IWC, entre outras). No espaço de dois anos, todas estas marcas mudaram de responsável, para mãos mais jovens e sobretudo com mais mulheres.

Finalmente, o também francês François-Henry Bennahmias, CEO da Audemars Piguet, uma das poucas manufacturas suíças ainda em mãos dos fundadores, anunciou que conta ter, a partir de 2020, uma rede de venda sem importadores ou pontos de venda mono-marca. Ou seja, sem intermediários entre a manufactura no Brassus e o cliente final.

Mas as notícias que abalaram estruturalmente o sector não acabariam aqui. No mesmo dia, Raymond Weil anunciava o abandono da Baselwold, já em 2019. E Richard Mille e Audemars Piguet diziam o mesmo em relação ao Salão de Alta Relojoaria de Genebra, mas só depois da edição de Janeiro próximo.

No rescaldo da “bomba” que foi o anúncio por parte do Swatch Group de que as suas marcas (de Breguet a Tissot, passando por Omega ou Blancpain, entre outras) abandonariam a maior feira do sector, a Baselworld, o ano de 2019 adivinha-se assim de viragem.

Juntando a isso as estratégias de comunicação nas plataformas digitais e as vendas online, percebe-se que o meio-ambiente relojoeiro nunca esteve tão fluído e intangível. Como o Tempo.

Sem comentários: