Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 8 de abril de 2017

Meditações - a História em marcha através do Espaço e do Tempo

[...] Vós atestais que as nações podem ser antigas sem serem velhas. As pátrias são corpos vivos, palpitantes e incorruptíveis: almas que as gerações vão reencarnando e perpetuando. As nações são a História em marcha através do espaço e do tempo. Os povos não têm idade, porque em qualquer período da sua existência há uma geração que tem vinte anos, quer seja no gótico século XII a geração do rebelado moço Afonso Henriques e dos seus companheiros vestidos de ferro, quer seja no século XX, os soldados republicanos da Flandres, vestidos de kaki.

O que não é possível é pretender que os homens de hoje falem e pensem como os homens de ontem, que o tempo pare, que a vida se imobilize, que o futuro seja apenas o complacente espelho em que se mire o passado. Se a mocidade repetisse as ideias do pretérito deixaria de ser mocidade. Mocidade é sinónimo de Amanhã.

Carlos Malheiro Dias, referindo-se a António Ferro, 1922

Sem comentários: