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sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Relógios & Canetas online Fevereiro - Reportagem no Salon International de la Haute Horlogerie de Genebra



Salão de Alta Relojoaria comemora 25 anos

Sob o espectro do franco forte

O 25º Salão Internacional de Alta Relojoaria (SIHH) de Genebra teve a sua edição 2015 marcada pelo anúncio, dias antes, da livre relação cambial do franco suíço face ao Euro, feita pelo banco central helvético, e que provocou de imediato forte valorização da moeda nacional.

A valorização imediata em 20 por cento do franco face ao euro provocou um ambiente de preocupação entre os players do sector, nomeadamente as 16 marcas presentes no Palexpo, onde o salão ocorreu - A. Lange & Söhne, Audemars Piguet, Baume & Mercier, Cartier, Greubel Forsey, IWC, Jaeger-LeCoultre, Montblanc, Officine Panerai, Parmigiani Fleurier, Piaget, Ralph Lauren Watch & Jewelry, Richard Mille, Roger Dubuis, Vacheron Constantin e Van Cleef & Arpels. Um aumento de preços nos relógios será, a breve trecho, inevitável, nos vários países do Euro.

Evento espalhado por 40 mil m2, a edição do quarto de século teve 14.500 visitantes (o evento é fechado, acedendo-se a ele apenas por convite), um aumento de 4 por cento face a 2014. Destes, 1.200 eram jornalistas, entre eles, como desde há 20 anos, o Editor-Chefe do Anuário Relógios & Canetas.

Como desde há uma década, o título esteve institucionalmente presente, ombreando nos escaparates com a mais importante imprensa especializada mundial.

O primeiro SIHH, em 1991, teve apenas cinco expositores, durante cinco dias, e em 4.500 m2. O salão nascia da ideia de um homem - Franco Cologni. E da vontade de um grupo (na altura Vendôme, hoje Richemont), que reagia aquilo que considerava serem as fracas condições de acolhimento na maior feira mundial do sector relojoeiro, a Basewlworld.

Às marcas do grupo Vendôme, com a Cartier à cabeça, juntaram-se desde logo algumas independentes, como a Audemars Piguet. Ao longo dos anos seguintes, o grupo Vendôme foi reforçando o seu portefólio de marcas de Alta Relojoaria (sendo hoje, como Richemont Group, o maior do mundo nesse segmento). E outras marcas independentes foram-se juntando à exclusiva reunião anual de Genebra, em contraposição à feira de Basileia.

"O SIHH desenvolveu-se muito depressa", recorda Fabienne Lupo, Directora-Geral do evento. "Algumas marcas deixaram-no, outras juntaram-se, ao sabor da constituição dos grupos relojoeiros".

“A Alta Relojoaria que defendemos desde há um quarto de século é aquela onde a criatividade se exprime na inovação estética e técnica", diz Fabienne Lupo.

O SIHH 2015 é organizado pela Fondation de la Haute Horlogerie (FHH), em nome do Comité des Exposants du SIHH.

A próxima edição do SIHH decorre de 18 a 22 de Janeiro de 2016. Marcamos desde já encontro!
















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