Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projecto Solar Impulse, apoiado pelos relógios Omega, inaugura centro de controlo no Mónaco


O projecto Solar Impulse - a primeira tentativa de volta ao mundo num avião movido unicamente a energia solar - abriu hoje no Mónaco o seu centro de operações (Monaco Control Center - MCC).

O projecto, apoiado pelos relógios Omega, entre outras instituições, é uma iniciativa dos pilotos suíços Bertrand Piccard e André Borschber.

à cerimónia de inauguração do MCC esteve presente o Príncipe Alberto II, que assim quis sublinhar as suas preocupações ambientais e de desenvolvimento sustentável.

O Monaco Control Center, envolvendo mais de 40 especialistas, está desde já operacional para o início da volta ao mundo, monitorizando todos os dados enviados pelo avião Solar Impulse durante o voo e transmitindo para ele dados a partir de terra. Isto, em permanente contacto com a CAA (Civil Aviation Authority) e a IAF (International Aeronautical Federation).

O monolugar Solar Impulse, feito totalmente de fibra de carbono, tem uma amplitude de asa de 72 metros e pesa apenas 2.300 kg. As suas 17.248 células solares abastecem os dois motores eléctricos (com 17,5 cv cada). Quatro baterias de lítio, pesando 633 kg asseguram a continuidade do abastecimento, à noite.

O voo do Solar Impulse inicia-se no início de Março, no Abu Dhabi (Emiratos Árabes Unidos) e deverá regressar ao ponto de partida no final de Julho. A rota inclui Muscat, Oman; Ahmedabad e Varanasi, Índia; Mandalay, Myanmar; e Chongqing e Nanjing, China. Pelo Pacífico, e com escala no Hawaii, o Solar Impulse atravessará os Estados Unidos, parando em Phoenix, no  Midwest, e New York City no aeroporto JFK. Depois de atravessar o Atlântico, as etapas finais incluem o sul da Europa ou o Norte de África, antes da chegada ao Abu Dhabi.


Sem comentários: