Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Agenda - o Tempo em debate, no Pavilhão do Conhecimento


Como Estação Cronográfica já aqui anunciou, a questão sobre a abolição dos segundos intercalares foi adiada, mas, mesmo assim...

O Tempo
24 Jan: 18h-20h

Como queremos medir o tempo no séc. XXI? Que impacto terá a adopção de novos padrões nas nossas vidas? E, afinal, o que é o Tempo?

Medimos o tempo com relógios atómicos mas o nosso dia-a-dia continua a ser marcado pela sucessão dos dias e das noites, das estações do ano e portanto vivido de acordo com o movimento da Terra em torno do Sol. Porém de vez em quando estes dois relógios têm de ser sincronizados, inserindo segundos intercalares e criando uma descontinuidade na escala do tempo. O próximo segundo será intercalado já este ano.

A comunidade científica internacional tem vindo a debater uma proposta para a abolição dos segundos intercalares. A sua votação será feita no final deste mês na reunião do CCIR - ITU (International Telecommunication Union), agência das Nações Unidas a quem compete legislar sobre este assunto.

Os intervenientes são:
Rui Agostinho (Observatório Astronómico de Lisboa)
Nuno Nabais (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
Eduarda Filipe (Instituto Português da Qualidade)
Paulo Crawford (Universidade de Lisboa)
Isabel Ucha (Euronext Lisbon)
Reginaldo de Almeida (Jornalista)

Pavilhão do Conhecimento - Centro de Ciência Viva

Endereço: Parque das Nações
Alameda dos Oceanos, lote 2.10.01
Telefone: 218 917 100/112
Internet: www.pavconhecimento.pt
E-Mail: info@pavconhecimento.pt

Sem comentários: