Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Chegado ao mercado - relógio Jaeger-LeCoultre Memovox Deep Sea

Jaeger-LeCoultre Memovox Deep Sea. Depois de ter apresentado, em 2008, duas fiéis interpretações de dois relógios históricos de mergulho, o Memovox Tribute to Polaris 1965 e o Memovox Tribute to Polaris 1968, a Grande Maison do Vallé de Joux apresenta agora o Memovox Tribute to Deep Sea, uma reedição do relógio Memovox Deep Sea de 1959. A característica distintiva do modelo original residia na sua declinação em duas variantes, uma destinada aos entusiastas do desporto do Velho Continente e outra aos mergulhadores do Novo Mundo. Eis, pois, a reedição fiel, em séries limitadas, dos dois modelos Memovox Deep Sea de 1959.

O Memovox Tribute to Deep Sea apresenta-se como perfeitamente fiel ao modelo original, com excepção de um pequeno pormenor : a caixa foi ligeiramente ampliada, 40,5 mm em vez de 39,8, para os, para se adaptar às necessidades – e pulsos – contemporâneos.

Em aço inoxidável, a caixa inclui no fundo a gravação de um homem-rã rodeado por bolhas, o mesmo motivo decorativo que surgia no relógio de 1959. Como na edição original, o Memovox Tribute to Deep Sea declina-se em duas versões, cada uma com as particularidades das respectivas variantes históricas. Se o modelo europeu apresenta um mostrador preto mate pontuado com indexes luminescentes, o modelo americano distingue-se por uma execução bicolor preta/acizentada rodeada por um anel exterior que inclui uma escala graduada de cinco minutos e a assinatura «Le Coultre».

As duas versões oferecem as mesmas funções: horas, minutos, segundos ao centro e alarme. Uma coroa situada nas 2 horas serve para armar e programar o alarme, enquanto que outra, nas 4 horas, é utilizada para dar corda ao movimento e acertar o relógio. Ambos os modelos são animados pelo Calibre 956, um movimento automático que integra os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos da manufactura e que tem provado a sua fiabilidade ao longo dos anos. Este descendente do primeiro calibre Memovox de corda manual tem uma frequência de 28 800 alternâncias por hora e assegura uma reserva de corda de 45 horas.





Da marca:

O primeiro instrumento do tempo para mergulhadores

No início da década de 1950, a humanidade dedicava-se ferverosamente à edificação de um mundo novo. O homem moderno era diâmico e intrépido, encorporando os valores de uma época virada para o futuro e parte à descoberta do desconhecido, do coração inexplorado dos continentes, do infinito do cosmos e das profundezas dos oceanos. Em1957, a URSS lançou o primeiro satélite artifical da Terra. Uns meses antes, Jacques-Yves Cousteau e Louis Malle desvelaram a um público fascinado os mistérios da vida submarina no filme Le Monde du Silence, aclamado pelos críticos no Festival de Cannes. O entusiasmo do comandante Cousteau era partilhado por um crescente número de amantes do mergulho, ao mesmo tempo que a invenção da revolucionária botija de mergulho veio contribuir para a divulgação da nova disciplina. Emergia, assim, um novo tipo de entusiastas do desporto que requeriam instrumentos adaptados à prática da sua paixão recente para levar a cabo as suas missões aventureiras no fundo do mar.

Para ir ao encontro dos entusiastas americanos deste desporto, a Jaeger-LeCoultre lança-se, em 1959, num projecto audacioso que envolvia o desenvolvimento de um relógio de mergulho. Nesta época, muito estava para fazer neste domínio, tendo em conta que não existiam critérios a estipular as exigências que deveriam ser respeitadas por esta categoria de instrumentos do tempo e foram precisos quase mais 20 anos para as normas NIHS serem adoptadas no âmbito dos relógios de mergulho. Os relojoeiros e técnicos da manufactura começaram a trabalhar e nesse mesmo ano apresentaram um relógio dotado com um grau de fiabilidade e de desempenho que eram realmente excepcionais nesse novo período de exploração submarina. O Memovox Deep Sea foi o primeiro relógio de mergulho equipado com a função de alarme. Os engenheiros da Jaeger-LeCoultre dedicaram todo o seu génio inventivo a transformar o alarme habitualmente presente nos relógios Memovox num sinal acústico destinado a indicar ao megulhador o momento em que ele deveria começar o seu retorno progressivo à superfície. Numa perfeita adequação ao princípio essencial da manufactura, a funcionalidade estava assim ao serviço da segurança.
Nas suas duas versões, o novo relógio conheceu desde logo um sucesso incontestável nos dois lados do Atlântico.

O Memovox Tribute to Deep Sea foi lançado em duas séries limitadas : 959 exemplares reproduzindo o ‘Jaeger-LeCoultre Classique 1959,’ destinado ao mercado europeu, e 359 exemplares inspirados no modelo ‘LeCoultre Spécial Amérique 1959’. Os dois últimos dígitos evocam o ano de nascimento deste relógio lendário. Com o objectivo de render homenagem a um dos tesouros do seu património, os relojoeiros da manufactura escolheram proteger o mostrador do Memovox Tribute do Deep Sea com vidro Plexiglass, absolutamente idêntico ao que equipava os modelos históricos: um detalhe, sem qualquer dúvida, mas que os conhecedores certamente apreciarão na sua justa medida.


Memovox Tribute to Deep Sea, Características Técnicas

Referência:
• Q202 84 70 – reedição do ‘Jaeger-LeCoultre Classique 1959’ (modelo europeu)
• Série limitada a 959 exemplares

Movimento:
• Mecânico de corda automática Calibre 956 da Jaeger-LeCoultre, concebido, montado e decorado à mão
• 28 800 alt/ h
• 45 horas de reserva de corda
• 268 peças
• 23 rubis

Funções:
• Horas, minutos, segundos
• Data
• Alarme

Mostrador:
• Preto mate
• Indexes luminescentes
• Indicação de alarme por um triângulo com centro luminescente

Caixa:
• ø 40,5 mm
• Aço
• Vidro bombeado Plexiglass
• Estanqueidade: até 100 metros

Bracelete:
• Pele preta com fivela em aço

Preço: € 9.500

Sem comentários: