A 22ª edição do certame decorre na Exponor, de 21 a 25 de Setembro, pretendendo ser o espelho de uma indústria responsável em Portugal por um volume anual de transacções na ordem dos 160 milhões de euros.
Diz a organização: "Desenhada para realçar de forma integrada as últimas tendências do ciclo formação-criação-empresarialização, a exposição evidencia essa realidade trifacetada. Desde logo na 7.ª edição do Prémio PORTOJÓIA Design, que se abre às propostas originais de estudantes e formandos de design de jóias, de produto e de cursos de ourivesaria (que são os destinatários desta actividade), desta vez sob o mote do «Revivalismo»".
Será esse o tema a inspirar as candidaturas a uma iniciativa que, visando distinguir a inovação e o design de peças de joalharia e ourivesaria de adorno pessoal e de decoração, vai habituando o sector a revelar ano após ano novos criadores.
Na edição de 2010, o PORTOJÓIA Design distinguiu – com o 1.º lugar - a inspiração de Ana Marta dos Reis Costa (então formanda da Contacto Directo – Escola de Joalheiros) e a sua visão aérea da floresta amazónica, transposta para um anel de prata. E o que era então um protótipo idealizado sob o signo da biodiversidade transformou-se recentemente no anel "Qumus", produzido e comercializado em exclusivo pela firma António Marinho, Lda., nos termos do regulamento da iniciativa. Que possibilitará à jovem criadora receber da empresa o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda da peça à saída da fábrica.
Para além deste aliciante, Marta dos Reis Costa será convidada a participar na Portojóia 2011, no Espaço Criadores.
Para além deste aliciante, Marta dos Reis Costa será convidada a participar na Portojóia 2011, no Espaço Criadores.
No âmbito do protocolo estabelecido entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a Portojóia volta a cooperar com o Portugalfashion.
A mostra contará novamente com os espaços Criadores e Escola, responsáveis por duas das vertentes dinamizadoras. O primeiro tem a seu cargo fazer aparecer os nomes dos novos profissionais do mundo das jóias, dando a possibilidade de designers e autores de jóias divulgarem o seu trabalho. O segundo, por sua vez, tem por desígnio fazer a aproximação entre as escolas e as empresas. A iniciativa mostra todo o potencial dos formandos no desenho e fabrico de jóias de adorno pessoal e peças decorativas.
PORTOJÓIA 2011 – 22.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria
Data: de 21 a 25 de Setembro de 2011
Horário: das 10h00 às 20h00 (nos dias 21 e 22); das 10h00 às 22h00 (nos dias 23 e 24); e das 10h00 às 19h00 (no dia 25)
Produtos em exposição: ourivesaria, joalharia, relógios, prata decorativa, embalagens, maquinaria, sistemas de segurança, “software”
Perfil do visitante: fabricantes, importadores, representantes e criadores (entrada interdita a menores de 14 anos)
Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto
N.º de expositores na última edição (directos): 171 (entre os quais representações de Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica e Reino Unido)
N.º de visitas (profissionais) em 2010: 13.667
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