Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Os "Hummer" da relojoaria

Um leitor habitual de Estação Cronográfica, Mário Valeira, chamou-nos a atenção para um artigo de Gregory Pons, no Business Montres, onde compara o exagero e a sorte final do Hummer (vai acabar) com alguns relógios que têm saído na última década - exagerados no tamanho, com demasiado "circo" na inovação relojoeira.

De qualquer forma, é de justiça dizê-lo, foi a "bolha relojoeira" que permitiu a explosão de formas, o início da chamada escola conceptualista na relojoaria contemporânea. E isso foi um avanço - em termos técnicos, em termos de exploração de novos materiais. E alguma coisa de positivo há-de ficar, quando a poeira assentar (e ela está a assentar...)

Estação Cronográfica, que aqui tem regularmente dado eco às informações e opiniões de Gregory, recomenda a leitura do artigo, mas pensa que o principal problema não está sequer no tamanho, mas no serviço pós-venda: daqui a 20 anos, quantas pequenas marcas independentes, que nasceram na "bolha relojoeira", estarão ainda vivas? E que fazer com os relógios dessas marcas, quando se avariarem? onde ir buscar peças sobressalentes?

Sem comentários: