Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal

Em antecipação à visita do Papa Bento XVI a Portugal, no próximo mês de Maio, os CTT - Correios de Portugal promovem mais um título integrado nas suas publicações de qualidade associadas a produtos filatélicos.

Da autoria do gemólogo Rui Galopim de Carvalho, “Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal”, apresenta de forma simples o que foi a utilização das pedras preciosas e seus substitutos em obras de ourivesaria e joalharia no contexto devocional, deste o período medieval até à actualidade.

“A forma como os capítulos estão organizados, guarnecidos com ilustrações de alta qualidade de magníficas obras de Arte Sacra e de objectos profanos de pendor devocional, é quase uma visita guiada a este universo das artes decorativas nacionais, tendo como linha discursiva a utilização das pedras ao longo dos tempos” afirma Galopim de Carvalho.

Refere ainda o autor que “esta obra agora dada à estampa pelos CTT é, não só, um veículo para a contemplação do belo ao alcance de todos, mas também um contributo para os estudiosos e curiosos da gemologia e joalharia e, em especial, dos investigadores das artes decorativas que têm aqui uma perspectiva gemológica do seu objecto de estudo académico”.

Além da obra em si, este livro contém ainda uma edição filatélica, em colecção limitada e numerada, com selos especialmente desenhados para acompanhar a temática do livro como, aliás, é apanágio destas populares edições dos CTT - Correios de Portugal.

O livro será lançado no dia 29 de Março, segunda-feira, às 18h30 no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, e será apresentado por D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e pelo Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, da Universidade Católica Portuguesa.

Sem comentários: