Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Relógios suíços - Portugal, apenas uma região peninsular

Em valor, as exportações relojoeiras suíças registaram em Janeiro um aumento de 6,8 por cento face a período homólogo de 2021, e na linha da recuperação que ocorreu em Novembro e Dezembro. De salientar que, pela primeira vez desde Julho de 2018, a quantidade de relógios exportados não diminuiu, antes aumentou em 4,6 por cento no primeiro mês do ano,

Portugal, 28º mercado de destino de relógios helvéticos em Janeiro, aumentou em 16,9 por cento o valor das importações mas, em Janeiros comparados, continua muito abaixo do primeiro mês de 2020 - menos 37,3 por cento (a pandemia começou a fazer sentir os seus efeitos a partir de Março desse ano).

De notar que a Espanha, 12º mercado de destino da relojoaria suíça, em termos de valor, registou em Janeiro um aumento de 54 por cento face ao mesmo mês de 2021. No ano passado, o país vizinho valeu 3,5 vezes o mercado nacional (4,7 vezes mais população).

Com os grandes grupos relojoeiros e até marcas independentes a estarem cada vez mais baseados em Espanha para a gestão do mercado ibérico, Portugal passa, em termos estatísticos, a contar para a Suíça como uma região, tal como a Catalunha, Galiza ou a Andaluzia, e isso tem distorcido os dados estatísticos disponibilizados pela Federação Relojoeira.

Em baixo, os números de 2015 a 2021 em termos de unidades exportadas.

Sem comentários: