Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Há 200 anos - assalto violento no Terreiro do Paço, com roubo de relógio de repetição

No dia 15 do corrente, das 7 para as 8 horas da noite, forão roubados ao Desembargador Corregedor da Comarca de Beja , A n tonio José C a b ra l de M e llo P i n t o , junto á Estatua Equestre , hum Relogio de repetição de oiro, com sinetes , e grilhão do mesmo metal, huma bolça de seda encarnada, e verde, tecida com fio de ouro, e bastante dinheiro dentro, todo em moedas de 800 rs., e de i:2oo; e hum fio de aljofres feito, e dobrado em meada, que huma Senhora que levava pelo braço trazia ao pescoço. Quem descobrir, portanto, os sobreditos trastes, ou algum delles de maneira que possão vir á mão de seu dono, terá de alviçaras 50 moedas de 4:800 rs., que poderão ser recebidas da mão do sobredito Corregedor assistente em casa do Excellentissimo Presidente das Cortes, ao largo do Carmo, ou na Intendência , ou na rua dos Capellistas em casa de Antonio L u i z A lv e s .

in Diário do Governo, n.º 48, de 26/02/1822 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Este  António José Cabral de Melo Pinto, Corregedor da Comarca de Beja, iria escrever uma carta ao cunhado, o padre João Cardoso de Almeida, relatando o assalto e dando-lhe conta do consequente falecimento da sua mulher e irmã do religioso.

Lxa 4a feira de Sinza de 1822

Hoje que recobro os sentidos mais alguma cousa, e que me deixam escrever algumas poucas letras, apezar de considerar pouco todo o tempo para dar graças ao Céo por me condenar a vida ahinda para enparo de teos innocentes sobrinhos e de me dizerem que já te escreverão. julgo do meu dever aprezentar-te hua ligeira idea do tragico acontecimento que sofri, e tua infeliz Irma na prezenca de seos filhos no meio de sentinellas ao lado de hua goarda principal e no terreiro do Paco ahonde paceavam mais de 100 pessoas pelas 7 horas da noute do memoravel dia 15 do Corrente Em suma, porque eu nem posso mais dipois de me tirarem o dinheiro em prata que levava, hua volsa com ouro, hum Relogio de reptiçom com sinetes, e grilhons levei 3 punhalladas e tua Irmãa 2, sendo cauza os gritos que ella deu quando vio lancar-lhe a mam ao pescoco para Retirar os aljofres que levava. Eu fiquei sem sentidos, nam senti que me fericem sendo tudo feito momentaneamente sem estrepito e como pessoas limpas que estavam conversando. Eu estou de cama porque hua ferida no braco esquerdo que me livrou o Coraçam he grave e só hontem soube da morte disgrasada de minha infeliz consorte pois que os meos amigos nunca mais me deixaram chegar a ella nem a vella. Todos os nossos patricios absolutamente fallando incluindo mesmo o Barom de Mollellos, e Pais de Mangualde Anadias etc me tem feito, e fizeram logo os mais devedos devedos obsequeos. Nem fallo nos do Serpa e Senhora que jámais me esqueceram mas de que me servem disgrasado de mim!! que fatalidade ou que providencia!! ouco que te escreveram logo por Santa Comba dão; e no mesmo dia 15 de tarde nos tinhamos escripto antes de sahir para difrentes partes supoem-te por hum momento nas mesmas tristes circonstancias e nada mais te digo nem tenho forcas para isso.

Teu Mano leal amigo Antonio Jose Cabral

Recomendame a Sua Excellencia O criado que levava os piquenos pela mam, quando quis acuidir, e outros no mesmo momento foram embaraçados e detidos por dous indeviduos difrentes dos agressores, donde se conclue que tudo foi estudado e premeditado. Nos tinhamos estado naquelle dia e [...] na Estallage dos Camillos com tencom de mudarmos para aqui (caza do Serpa) no dia seguinte dipois de arranjados os piquenos no Collegio e comprado tudo.

lido aqui

Sem comentários: