Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 15 de agosto de 2021

Meditações - investir no presente

Em vez de nos focarmos no futuro, que será inevitavelmente uma desilusão, visto nada perdurar, temos de nos focar no aqui e agora. Esta não é uma mensagem nova, filósofos, sábios e mestres de mindfulness disseram coisas semelhantes ao longo dos tempos, mas chegar aqui através de uma perspetiva cosmológica, para mim, é uma abordagem muito mais impactante e convincente, que nos deve fazer apreciar com maior intensidade o facto de este breve período existir, por mais fugaz que a nossa vida possa ser. 

Creio que é essencial pensarmos no nosso destino entrópico. Não devemos fugir dele, mas compreendê-lo profundamente, usando esse conhecimento para procurarmos o que tem realmente significado para nós. Muitos atribuem valor àquilo que deixam para trás, sejam os filhos ou as grandes leis do universo que os físicos deixam às futuras gerações. É isso que nos ensinam; o valor da permanência. O conhecimento sobre para onde vamos altera essa perspetiva e permite-nos investir a nossa energia onde realmente faz sentido: no presente.

Brian Greene, escritor e professor de Física e de Matemática na Universidade de Columbia, em entrevista à VISÃO

Sem comentários: