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sexta-feira, 1 de maio de 2020

Relógios & Canetas online - Editorial - AC/DC


AC/DC

O retalho de ourivesarias, joalharias e relojoarias perdeu praticamente na totalidade, e até agora, dois meses de actividade. As duas principais redes de retalho do país aderiram ao lay-off simplificado, com centenas de trabalhadores em casa. As exportações relojoeiras suíças deverão recuar em 2020 cerca de 20 por cento em valor, remetendo para níveis de 1945 em volume. Há analistas que prevêem uma queda ainda maior.

Jean-Claude Biver, um dos mais antigos e bem sucedidos quadros da Relojoaria mundial, quando recentemente perguntado sobre qual o seu maior temor quanto ao futuro da indústria, respondeu:

“O meu maior medo é que fracassemos na perpetuação do sonho do relógio mecânico, quando o século XXI começar verdadeiramente. Ele ainda não começou porque os líderes actuais são ainda de gerações mais velhas. Quando os millenials tomarem o comando, é nessa altura que o novo século terá início. Espero que [os millennials] tenham desenvolvido a sua própria visão e sonho sobre a relojoaria. É necessário elevar a relojoaria mecânica à categoria de pedaços de eternidade, como a arte, a arquitectura, a escultura, a pintura, que duram para sempre – como os relógios mecânicos”.

Sem salões de relojoaria em 2020, tanto a Rolex como a Patek Philippe anunciaram que adiam por tempo indeterminado os próximos lançamentos de novidades.

O futuro dos salões, mesmo em 2021, continua incerto, dependendo da situação de saúde pública mundial.

A transição para o e-commerce e todas as iniciativas no âmbito das tecnologias digitais, previstas há muito, aceleraram exponencialmente nos últimos meses e poderão ter-se tornado definitivas, em detrimento da economia analógica.

Nesta crise, está-se “a comprovar toda a potencialidade que o digital tem nas mais variadas áreas: entretenimento, compras, formação, trabalho. Em menos de cinco anos chegaremos a uma relação 50/50 entre a actividade on e off-line”, diz Dimas Gimeno, Presidente e fundador da SKINTELLIGENCE Investments e antigo CEO e Presidente do El Corte Inglés entre 2014 e 2018.

Pela primeira vez na sua história, a Patek Philippe autorizou os seus agentes autorizados a venderem temporariamente online. John Reardon, da Collectability, e um dos reconhecidos historiadores da marca, comentou: “vamos olhar para a Primavera de 2020 como a altura em que a indústria relojoeira se tornou digital”.

Quanto a nós, numa segunda edição produzida totalmente em tele-trabalho, tivemos entre Março e Abril um aumento de 46,4% nos leitores e de 106,4% no número de páginas lidas da plataforma ISSUU. E estamos cada vez mais fortes nas redes sociais.

Independentemente de tudo o resto, o mundo está a iniciar uma nova era. Dois milénios depois, a sigla AC/DC toma um significado novo: antes e depois do Coronavírus.


Estes e outros milhares de relógios mostrados e explicados aquiaqui ou aqui, no Relógios & Canetas online, a mais importante plataforma do seu género em língua portuguesa.

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