Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Lançamento na quinta-feira, 30 de Maio - Mecânica do Tempo - Os Relógios da Coleção Medeiros e Almeida


Uma viagem pelo Tempo, desde a Idade Média até à actualidade, tendo como pano de fundo os relógios da coleção Medeiros e Almeida, a mais importante do país e uma das mais importantes do mundo.


Fernando Correia de Oliveira (Lisboa, 1954)

Jornalista e investigador na área do Tempo e dos seus medidores. De 1974 a 1992, fez carreira nas agências noticiosas nacionais (ANI, ANOP, NP, Lusa), onde chegou a subdiretor de Informação, tendo sido o primeiro correspondente português em Pequim, de 1988 a 1990. Especializado em Política Internacional e Ásia Extrema (China, Coreia e Japão). Bolseiro da Fundação Oriente, fez vários trabalhos de investigação sobre a presença de Portugal nessa zona do mundo (publicou, em 1998, a obra 500 Anos de Contactos Luso-Chineses, traduzida posteriormente para chinês).

Esteve depois nos quadros do jornal Público, de 1993 a 2002, onde foi editor de Sociedade. Prosseguiu a partir de então uma carreira de investigador do Tempo e jornalista independente, com colaborações em títulos da especialidade em Portugal, Espanha, Brasil, México e Coreia do Sul. É atualmente Editor-chefe das edições on e offline do Anuário Relógios & Canetas. Mantém desde 2009 o blogue Estação Cronográfica, o mais importante do seu género em língua portuguesa.

Membro de várias organizações internacionais para o estudo do Tempo, é consultor de relojoaria para o governo português. Faz regularmente palestras em Portugal e no estrangeiro sobre a temática do Tempo. Faz parte de júris internacionais em Portugal, Espanha e México que avaliam e distinguem o Relógio do Ano. Tem formação específica e visitas de estudo feitas em praticamente todas as manufaturas suíças de relojoaria.

Tem publicado regularmente sobre a temática do Tempo e dos seus medidores: Machado Joalheiro, no Porto desde 1880 (2002); História do Tempo em Portugal (2003); Cronologia do Tempo em Portugal (2004); Manuscrito Anónimo de Relojoaria na Academia das Ciências de Lisboa (2005); Relógios e Relojoeiros – Quem É Quem no Tempo em Portugal (2006, em coautoria); Relógios de Sol em Portugal (2007, em coautoria); Dicionário de Relojoaria – O Universo do Tempo e dos seus Medidores (2007); Tempo e Poder em Lisboa – O Relógio do Arco da Rua Augusta (2008, em coautoria); Portugal, o Tempo e a Modernidade (2008); O Relógio da República (2010).

Casado, com dois filhos, tem como hobby ver passar o Tempo.


Paulo Anastácio

Diretor do Curso Profissional de Técnico Relojoaria na Casa Pia de Lisboa, é docente na instituição desde 1988.

Formado em relojoaria na Escola de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, teve como principais mestres e mentores Américo Henriques e Vitor Lopes. Estudou posteriormente na Escola Secundária Fonseca Benevidesonde tirou o Curso Complementar de Radiotécnia.

Possui a Especialidade de Mecânico de Óptica e Instrumentos de ​Precisão pelo Exército Português, Escola Militar de Eletromecânica (EMEL) em Paço de Arcos.

É Licenciado em Engenharia de Sistemas EletrónicosMarítimos, pela Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) onde obteve o Curso de Especialização pós-licenciatura.

Possui uma formação de Técnico de Instrumentação pela Associação de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico (IST).

Frequentou diversos cursos de especialização na Suíça, nomeadamente junto da Rolex, Longines, Omega, Rado e ETA.

Possui mais de 30.000 horas de formação ministradas aos alunos dos cursos de Instrumentação e Relojoaria da Casa Pia de Lisboa.

É o Presidente de Júri em provas profissionais no Campeonato das Profissões, sendo o responsável pela concepção das respetivas provas e gestão da competição.

Tem vasta formação pedagógica na área da formação profissional, sendo Formador credenciado junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Autor de diversos artigos especializados em revistas de relojoaria em Portugal e Espanha.

Desde 2003 colabora com a Fundação Medeiros e Almeida na catalogação e conservação do acervo horológico da fundação.

É consultor de marcas e lojas de relojoaria em Portugal na melhoria de processos de Assistência Técnica e Conhecimento de Produto na área da relojoaria.

Casado, com 3 filhos, possui Carta de Patrão de Costa em embarcações de recreio. Tem como hobby o mergulho em apneia e usufruto do mar e da vida.

Sem comentários: