Estivemos por estes dias em Zurique, a convite da Breitling e do seu importador para Portugal, a Cronometria. O objectivo - a apresentação da nova imagem da marca, já sob o consulado de Georges Kern (ex-Richemont, ex-IWC). E para tomar contacto com o primeiro modelo que corrresponde à filosofia da nova equipa: a colecção Navitimer 8, lançada exactamente 80 anos depois do nome ter aparecido no universo da manufactura.
Entretanto, na edição de Março do Relógios & Canetas online poderá ler uma entrevista em exclusivo com Georges Kern.
No Hallenstadion de Zurique ocorreu uma gala com a presença de 600 convidados. É a continuação de road-shows já realizados pela Breitling em Shanghai e outros pontos da Ásia e que terminará no final de Fevereiro em Nova Iorque.
A Breitling foi adquirida em Abril de 2017 pelo fundo de investimento CVC Capital Partners, com sede no Luxemburgo. A família Schneider, antiga proprietária, conservou 20 por cento do capital. (saiba mais aqui).
Georges Kern, responsável pela Divisão de Relojoaria do Richemont Group, foi convidado para a direcção da Breitling, sendo seu CEO desde Julho de 2017 (saiba mais aqui). Foi-lhe dada participação no capital da Breitling (20 por cento das acções).
Entre os convidados presentes, Gregory Breitling, neto de Willy Breitling; Bertrand Piccard, explorador e balonista; Inge Solheim, explorador; membros da Breitling Jet Team e da Patrouille Suisse, o actor francês Guillaume Canet; e o actor britânico Richard E. Grant.
A Breitling, desde sempre famosa pelos seus cronógrafos e pelos laços fortes à aviação, tem na nova colecção Navitimer 8 a primeira assinatura da equipa liderada por Georges Kern. O CEO da Breitling foi buscar Guy Bove (ex-IWC, ex-Chopard) para Director Criativo. Bove inspirou-se no departamento criado em 1938 por Willy Breitling, o Huit Aviation Department, para a produção de relógios de cockpit e de pulso. O nome "huite", oito em francês, aludia à autonomia para 8 dias dos relógios para os painéis de instrumentos dos aviões da altura. Nasce, assim, a nova linha de aviação - a Navitimer 8. Já com um novo logótipo - as asas desaparecem. Todos os relógios têm bisel rotativo e são estanques até 100 metros. Todos eles são cronómetros COSC, mantendo assim a tradição de produção a 100 por cento com essa certiticação. Em baixo, imagens dos novos relógios. Ainda em fase provisória. A palavra "chronometer", por exemplo, irá aparecer nos mostradores. As versões finais serão dadas a conhecer na Baselworld 2018, em Março.
O Navitimer 8 Automatic, com data, tem calibre automático e caixa de 41 mm, de aço
O Navitimer 8 Day & Date tem calibre automático, com indicação de dia e data. Caixa de 41 mm, de aço.
O Navitimer 8 B01 tem calibre de manufactura. Trata-se de um cronógrafo automático com data, com roda de colunas e embraiagem vertical. O B01 garante 70 horas de autonomia. Tem caixa de 43 mm, de aço ou de ouro vermelho com mostrador de bronze. Vidro de safira na frente e no verso.
O Navitimer 8 Chronograph é um cronógrafo automático com data e dia. Tem caixa de 43 mm, de aço ou aço revestido a DLC preto.
Finalmente, o Navitimer 8 Unitime. Trata-se de um Horas do Mundo, equipado com o calibre de manufactura B35, que garante 70 horas de autonomia. Caixa de 43 mm, de aço. Vidro de safira na frente e no verso.
Georges Kern explicou a nova estratégia da marca. A Breitling deixa de estar tão dependente de modelos de aviação. Passa a ter linhas dedicadas ao Ar, Mar e Terra. Privilegia a tradição de relógios que são "instrumentos para profissionais". Mas quer entrar no mercado do relógio feminino.
As boutiques mono-marca Breitling e os espaços nos pontos de venda multi-marca sofrem também alterações. O amarelo não é tão berrante, o ambiente é mais abrangente de um estilo vintage e menos ligado à aviação. Os espaços próprios passam a chamar-se "lofts". Os embaixadores deixam de ser indidivuais, privilegiando-se mais a ideia de "squad", de grupos de pessoas, empenhadas numa missão comum.
A estética do novo Navitimer 8 foi beber aos cronógrafos de cockpit que a marca fabricou no seu Huit Aviation Department, a partir de 1938.
O primeiro Navitimer, de 1952, com a célebre régua de cálculo circular.
Em cima, o calibre B01. Em baixo, o calibre B35
Apesar de não querer estar unicamente ligada à aviação, a Breitling vai continuar a apoiar uma esquadrilha própria, a única civil composta por jactos de combate.
Uma nova parceria - com a mais antiga fabricante de motos - a Norton.
Georges Kern falou de um "futuro lendário" reservado à Breitling. O jantar de gala foi da responsabilidade de o chef suíço René Schudel.
O primeiro Breitling Navitimer, de 1952
Catálogo Breitling de 1964, com o Navitimer Cosmonaute e o comandante Scott Carpenter. O relógio foi o primeiro de fabrico suíço a andar no espaço.
Breitling Navitimer Chrono-Matic
Breitling Navitimer Quartz, de 1977
Leon_Breitling fundou a Breitling em 1884
Um dos primeiros anúncios da Breitling
Gaston Breitling, inventor do primeiro cronógrafo com botão independente para a função de medição de tempos intermédios (em baixo)
Anúncio de 1963 ao Navitimer Cosmonaute, o primeiro relógio de pulso a viajar no espaço, em 1962
O Breitling Referência 768
Anúncio de 1970 ao Navitimer
Willy Breitling, inventor do segundo botão (reposição a zeros) da função de cronógrafo
Um Chronomat dos anos 1940
O Duograph, lançado em 1944
O Breitling Premier, de 1945
Breitling SuperOcean de 1958
Georges Kern - ao leme da "nova" Breitling. Quando anunciou, no Verão passado, a ida para a marca de que passou a ser accionista, escreveu na sua conta do Twitter: "Navigating my way to new horizons. Contrary to popular belief, the sky is NOT the limit; it is merely the beginning of something bigger".
Fred Mandelbaum, um dos maiores coleccionadores de Breitling no mundo
O jornalista britânico Nick Foulkes foi o apresentador da Gala, onde esteve presente o coleccionador Fred Mandelbaum, especialista em cronógrafos. Ele escolheu 60 peças do seu acervo, que ficaram expostas durante o evento.
Os novos Navitimer 8 e algumas das peças da colecção Mandelbaum
Peças vintage Breitling, colecção Mandelbaum
Em cima, pedido de autorização para anúncio luminoso em Lisboa, anos 1940 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)
Em cima, anúncio de 1945. Em baixo, anúncios de 1971 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)
Em cima, anúncio de 1994. Em baixo, anúncio de 1996 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)
Em cima, anúncio de 2002. Em baixo, anúncio de 2007 - a parceria com a Bentley vai continuar (arquivo Fernando Correia de Oliveira)
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