Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Reportagem em Santa Mónica, Califórnia, com os relógios Montblanc TimeWalker, na revista Turbilhão


Andámos por Santa Mónica, Califórnia e damos conta disso no último número da revista Turbilhão, falando dos relógios desportivos TimeWalker da Montblanc, que lá foram apresentados.

Com a Montblanc, na Califórnia

Pela estrada fora

Fernando Correia de Oliveira, em Santa Mónica

Estivemos em Santa Mónica, na costa ocidental dos Estados Unidos, onde a mítica Route 66 começa (ou acaba), a estrada transcontinental que inspirou a Beat Generation. A começar por Jacques Kerouac e o seu famoso romance On The Road. A Montblanc reuniu jornalistas de todo o mundo para lhes mostrar em primeira mão uma nova linha, desportiva, esteticamente ligada ao mundo automóvel e aos cronómetros usados nos tabliers dos carros.

A Montblanc lança em 2017 a sua primeira colecção de relógios desportivos - TimeWalker. Inspirada na estética dos marcadores de tempo empregues nas provas automobilísticas dos anos 1930 e assumindo uma herança na medição de tempos curtos que lhe advém de ser proprietária da histórica manufactura Minerva.

Fundada em 1858, em Villeret, no vale de Saint-Imier, Suíça, a Minerva foi sempre um especialista em relógios profissionais. A partir de 1908 produziu cronógrafos e, em 1911, já media 1/5 de segundo, passando rapidamente ao 1/10 de segundo. Em 1916, seria mesmo a primeira manufactura a produzir um calibre de alta frequência, capaz de medições de 1/100 de segundo. Em 1936, a marca atingia o auge da fama em cronómetros e cronógrafos desportivos, com a melhoria desse calibre e o fabrico de relógios para os tabliers de carros de corrida. A Montblanc, hoje proprietária da manufactura, foi aos arquivos de Villeret e inspirou-se para lançar os novos TimeWalker.

A colecção TimeWalker passa toda o Montblanc Laboratory Test 500 (500 horas de testes). Com um PVP de entrada de 2.990 euros, apresenta-se em quatro modelos – automático com data, cronógrafo automático, cronógrafo automático com GMT, todos com caixa de aço; e uma edição limitada de 100 exemplares de um cronógrafo mono-botão de carga manual, com caixa de titânio.

O Montblanc TimeWalker Date Automatic tem caixa de 41mm, com vidro de safira na frente e no verso, sendo estanque até 100 metros. Bracelete de borracha perfurada. Já o Montblanc TimeWalker Chronograph Automatic tem caixa de 43mm, mantendo as restantes características do três ponteiros com data.

O Montblanc TimeWalker Chronograph tem indicação de data e de três zonas horárias (calibre MB 25.03). O segundo fuso horário é indicado por ponteiro central, em escala de 24 horas marcada em luneta unidireccional, de cerâmica. A luneta serve para indicar a terceira zona horária. Tem caixa de 43mm, de aço revestido a DLC preto, vidro de safira na frente e no verso, e é igualmente estanque até 100 metros. Mantém a bracelete de borracha perfurada.

Finalmente, o Montblanc TimeWalker Chronograph Rally Timer Counter Limited Edition 100. Trata-se de um cronógrafo de carga manual, de roda de colunas e embraiagem horizontal, mono-botão (calibre da manufactura, MB M16.29), com 50 horas de autonomia. A platina e as pontes são de prata alemã, revestidas a ouro vermelho, decoradas à mão. Tem caixa de 50 mm de diâmetro e 15,2 mm de espessura, de titânio e titânio revestido a DLC preto. Para se adaptar de relógio de mesa ou de bolso a relógio de pulso, a caixa gira de 0 a 180 graus (ou das 3 para a 9 horas). Vidro de safira na frente e no verso. No verso, apoios de secretária embutidos. Estanque até 30 metros. Tem bracelete de pele. Edição limitada a 100 exemplares.

Sem comentários: