Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 16 de maio de 2017

Meditações - Maio das flores e dos amores

[...] Entra Maio, messageiro do Sol, cantando.

MAIO.

"Este he Maio, o Maio he este,
"Este he o Maio e florece,
"Este he Maio das rosas,
"Este he Maio das fermosas,
"Este he Maio e florece,
"Este he Maio das flores,
"Este he Maio dos amores,
"Este he Maio e florece."

Mui muito in'espanto eu
De inundo tão albardeiro,
Que por eu ser prazenteiro,
Me tem todos por sandeu,
E, por sisudo, Janeiro.
Pois hei de tomar prazer,
E não hei de ser com'este;
Que o prazer crece o viver:
E quem isto não fizer
Não terá vida que preste.

"Este he Maio, o Maio he este,
"Este he Maio e florece."

Hei de cantar e folgar,
E bailar c'os corações;
E por me desenfadar,
Farei os asnos zurrar,
E cantar os rousinoes.
E farei calar as rans
De noite, e cantar os grilos,
E as patas pelas manhans;
E alimpar as maçans,
E florecer os pampillos.

Não me hajais por estrangeiro,
Lusitânia, descançae,
Qu'eu sam Maio e messageiro
E principal cavalleiro
Da corte de vosso pae.
E manda-vos visitar,
E mais vos faz a saber
Que vos quer logo casar;
E quer vosso parecer,
Pera se determinar. [...]

Gil Vicente, in Auto da Lusitânia

Sem comentários: