Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Conjuntura - quebras das exportações relojoeiras helvéticas abranda em Novembro


Evolução, em valor, das exportações relojoeiras suíças nos últimos 3 anos para os 4 principais mercados

A Suíça prepara-se para fechar o ano de 2016 com as exportações relojoeiras a recuarem para níveis de 1984. Segundo dados da Federação patronal do sector, o acumulado de Janeiro a Novembro deu um recuo de 10,4 por cento no valor dos relógios exportados, face a 2015.

Nos três principais mercados, e ainda nos primeiros 11 meses do ano, Hong Kong, primeiro destino dos relógios suíços, está a recuar 25,9 por cento; os Estados Unidos, segundo destino, recuam 10,6 por cento; e o Japão, terceiro, recua 3,9 por cento.

Mesmo assim, o mês de Novembro viu abrandar o ritmo da diminuição das exportações - elas recuaram "apenas" 5,6 por cento face a mês homólogo do ano passado. Com a qujebra a continuar nos principais mercados, a compensação foi feita por outros países - cerca de jetade dos 30 grandes destinos dos relógios suíços viram as suas importações aumentar em Novembro. É o caso de Portugal - depois de meses de recuo, ocorreu um ligeiro aumento de 0,6 por cento para aquele que nesse mês foi o 24º destino. No acumulado, Portugal é o 23º mercado e, nos primeiros 11 meses, importou menos 4,2 por cento.

Sem comentários: