Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Meditações - o pêndulo do relógio dos séculos

Quando a noite se aproximava, ao retomar o caminho do meu isolamento, detinha-me sobre as pontes para presenciar o pôr do Sol. O astro, inflamando os vapores citadinos, parecia oscilar lentamente num fluído áureo como se fosse o pêndulo do relógio dos séculos. Partia em seguida envolto na noite através de um labirinto de ruas ermas. Ao observar as luzes que brilhavam nas casas dos homens, transportava-me em pensamento ao seio dos espectáculos de dor ou de alegria que elas iluminavam, e pensava que debaixo de tantos tectos habitados não contava um amigo sequer.

Em meio destas minhas reflexões soavam as horas a toques ritmados na torre da catedral gótica e iam-se repetindo, em todos os timbres e a todas as distâncias, de igreja em igreja. Oh, não há hora no mundo que não abra um túmulo e não faça correr mares de lágrimas!

Chateaubriand in René

Sem comentários: