A partir desta sexta-feira, 3 de Outubro, o Swatch Sistem51 está disponível em dois pontos de venda - um em Lisboa, no CC Colombo; outro no Porto; no Norteshoping. Passadas algumas semanas, a rede vai sendo alargada. O PVP, como já aqui tínhamos adiantado é de 130 euros para as quatro versões disponíveis (White, Black, Red e Blue).
Desde a apresentação mundial do Swatch Sistem51, a 25 de Abril de 2013, no âmbito da Baselworld 2013, em Basileia, que ficámos entusiasmados com o novo conceito relojoeiro - um relógio automático, totalmente fabricado na Suíça, com linha de produção inteiramente robotizada, com apenas 51 peças e um único parafuso central, sem necessidade de lubrificação ou manutenção e com um isocronismo de fazer inveja a peças mecânicas muito mais caras.
Como membro de vários júris internacionais, escolhemos o Swatch Sistem51 como relógio do ano 2013, e ele foi mesmo escolhido para tal galardão em vários países. Comparámos o desenvolvimento do Sistem51 à revolução que representou o primeiro Swatch, e onde, desta vez, três grandes pilares do Swatch Group (ETA, para movimentos; Comadur, para materiais; e Nivarox, para o sistema regulador) estiveram envolvidos.
Com a carga máxima, o Sistem51 tem autonomia para 90 horas, inédito neste tipo de relógio e para este segmento de preço.
Ano e meio depois, o relógio, que consideramos poder revolucionar a relojoaria contemporânea, devido a inovações tecnológicas que encerra, está finalmente disponível em Portugal. Os pontos de venda terão um ambiente próprio para a sua venda.
Hoje de manhã, houve uma apresentação do Sistem51 à imprensa, no Planetário Calouste Gulbenkian, em Belém.
Da marca:
Há trinta anos, a Swatch introduziu um simples relógio de pulso, de fabrico suíço, com movimento de quartzo que continha apenas 51 peças. O primeiro relógio de plástico do mundo não foi feito manualmente, à maneira tradicional suíça, mas numa linha de montagem totalmente automatizada. O reduzido número de componentes e a montagem automatizada tornaram os relógios de qualidade suíça acessíveis, pela primeira vez, a milhões de pessoas. Trinta anos depois, a Swatch voltou a revolucionar: investimento sustentável em investigação e desenvolvimento, pensamento inovador, engenharia avançada e criatividade viraram o mundo da relojoaria do avesso.
Desta vez, o protagonista da história é um movimento mecânico automático com 51 peças. As peças formam cinco módulos individuais, que são unidos para formar um único conjunto centrado num único parafuso. A maior parte dos movimentos mecânicos têm o dobro das peças; alguns dos mais complicados têm mais de 600 peças, montadas à mão durante semanas ou meses por mestres relojoeiros nos seus ateliers.
O Sistem51 é o primeiro e o único movimento mecânico cuja montagem é 100% automatizada. O escape de alta tecnologia não tem um regulador; trata-se de um tipo de escape novo, regulado uma única vez por laser, tornando os reajustes manuais, normalmente indispensáveis num relógio mecânico, desnecessários.
O movimento, com uma reserva de marcha de 90 horas, é feito inteiramente de ARCAP, uma liga do cobre, níquel e zinco com excelentes qualidades antimagnéticas. E como todas as peças do movimento estão hermeticamente fechadas dentro da caixa, a humidade, a poeira ou objectos estranhos não podem interferir com a sua performance, garantindo ao movimento um desempenho duradouro e preciso (desvios de apenas +/- 7 segundos por dia).
O Sistem51 é transparente, uma característica distintiva da Swatch. No Sistem51 a massa oscilante é um disco transparente que roda livremente em torno de um parafuso central oferecendo uma visão fascinante do movimento. O rotor e a superfície visível dos cinco módulos do movimento são todos trabalháveis, tornando ainda possível usar ainda mais criatividade no verso deste novo relógio e permitindo novas formas de colaboração com artistas contemporâneos como a marca já nos habitou nestes 30 anos.
Âncoras de velhos navios, encalhadas nos jardins adjacentes ao Planetário
Uma embarcação totalmente de madeira, usada tradicionalmente na Costa da Caparica
A totalidade dos componentes do calibre Sistem51 foi concebida de raiz, tendo a Swatch registado 17 patentes.
Componentes: 51 Módulos: Platina com, trem de engrenagens, ponteiros e data / módulo base mecânico / módulo do escape / módulo do mecanismo automático / massa oscilante
Diâmetro: 30,00 mm Altura: 4,80 mm
Funções: Horas, minutos, ponteiro dos segundos central, data
Corda automática, autonomia de 90 horas
Frequência: 3Hz
Isocrononismo: +/- 10 segundos/dia; definido na fábrica com laser
Design: Superfícies com impressões, incluindo massa oscilante e módulos
Montagem: Linha de montagem totalmente automatizada
Caixa de 42 mm, de plástico. Bracelete de silicone
Sob o olhar pensativo mas atento do Infante D. Henrique...
Sem comentários:
Enviar um comentário