Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

First in black, first in titanium - o regresso dos relógios Porsche Design


Estivemos por estes dias em Zell am See, perto de Salzburgo, na Áustria, para mais uma visita ao Porsche Design Studio, fundado em 1972 pelo Professor Ferdinand Alexander Porsche, o homem que desenhou o Porsche 911.

Desta vez para assistir ao relançamento da Porsche Design em termos de relógios. A marca estava licenciada à Eterna mas, quando esta foi adquirida há dois anos por um grupo chinês (que também detém a Corum), a família Porsche decidiu acabar com a parceria e fundar, de raiz, a sua própria base industrial. Nascia a Porsche Design Timepieces, com a produção de relógios em Grenschen, Suíça e o design criado em Zel am See. Patrick Kury é o CEO da empresa.

Na nova estratégia de recuperação do nome e notoriedade da marca, a Porsche Design regressa em 2015 à Baselworld, a maior feira do sector no mundo, tendo conseguido mesmo um espaço no primeiro piso do Hall 1, a zona mais nobre da exposição. Como já tínhamos adiantado aqui. Os relógios Porsche Design são representados em Portugal pela Torres Distribuição.

Por estes dias, em Zell am See, a imprensa especializada internacional tomou contacto com os princípios que irão nortear a Porsche Design Timepieces e com dois novos relógios, os primeiros da nova fase da marca, já disponíveis a partir de finais de Novembro.

A comunicação da Porsche Design Timepieces assentará desde logo em dois pilares históricos - "osm primeiros em preto" e "os primeiros em titânio". Na verdade, O primeiro trabalho de Ferdinand Alexander Porsche no estúdio que tinha acabado de fundar em 1972 foi o Chronograph 1, totalmente preto mate, uma moda que só muitos anos depois seria seguida pela indústria. Foi também a Porsche Design que usou pela primeira vez, em 1980, o titânio nas caixas e pulseiras. Os dois novos modelos seguem essa herança.


Os dois modelos: Porsche Design Timepiece No. 1 e o Chronograph Titanium Limited Edition. São ambos cronógrafos automáticos, equipados com calibres Valjoux 7750. Limitados a 500 exemplares cada.

Tanto um como outro são cronómetros certificados COSC. Têm caixa de 42 mm, de titânio, rotor personalizado. São estanques até 50 metros e têm pulseira de borracha ou de pele.




Mais imagens do Porsche Design Timepiece No. 1







A zona de Zell am See, perto de Salzburgo foi escolhida, nos anos 1940, em plena Guerra Mundial, pelos Porsche como zona de refúgio para as crianças da família. Ainda hoje, vários ramos dos Porsche têm propriedades na região. E a quinta inicial, onde as crianças foram educadas, fica junto ao Porsche Design Studio.






A Porsche Design reivindica o estatuto de ser a única marca relojoeira que teve origem num estúdio de design e pretende potenciar essa herança.


Mais imagens do Porsche Design Chronograph Titanium Limited Edition










Em cima e em baixo, Roland Heiler, responsável do Porsche Design Studio



Sequência de imagens do gabinete de Ferdinand Alçexander Porsche no estúdio que fundou, em Zell am See. Trabalham actualmente na empresa 20 criativos. O fundador nunca usou o computador e o espaço onde trabalhava não foi alterado desde a sua morte, em 2012. É o único onde existe um estirador...















Homens de negro: alguns dos responsáveis do Universo Porsche Design: entre outros, Patrick Kury, CEO da Porsche Design Timepieces; Roland Heiler, responsável do Porsche Design Studio; Juergen Gessler, CEO do Porsche Design Group


Sem comentários: