Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Têntugal mantém tradição - Nossa Senhora das Candeias na noite de 2 de Fevereiro


A Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal irá, mais uma vez, dinamizar a tradição da Nossa Senhora das Candeias na freguesia de Tentúgal. Assim, na noite de 2 de Fevereiro haverá (se o tempo o permitir) um evento cheio de luz, em que as candeias feitas com recurso a uma casca de caracol irão iluminar as oliveiras do adro da Igreja Matriz.

Pelas, 20h, as crianças da freguesia de Tentúgal irão colocar as candeias nos ramos das oliveiras como sinal de agradecimento pelo azeite conseguido na época anterior pedindo, simultaneamente, mais azeite para o ano que se inicia.

Este é uma tradição em que a Confraria de Tentúgal procura envolver todas as crianças da Freguesia de Tentúgal demonstrando-lhes a importância quer do ritual enquanto preservação da memória cultural da vila de Tentúgal, quer do azeite enquanto produto económico, gastronómico, medicinal e religioso.

De seguida, haverá uma procissão até à Capela da Nossa Senhora das Dores, onde será realizada uma missa em honra da Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Luz e onde será feita a Benção da Luz.

Sem comentários: