Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Relógio Zenith El Primero Stratos - modelo que bateu a barreira do som - em exposição em Lisboa


O Zenith El Primero Stratos, o primeiro e único relógio até hoje a quebrar a barreira do som, já está disponível no mercado português. Um das peças, criada em tributo a Felix Baumgartner, edição especial, está em exposição na Gilles Fine Jewellery, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, durante o mês de Dezembro. Para além do El Primero Stratos, estará também em exposição a nova colecção da manufactura suíça.


Felix Baumgartner e o Zenith Stratos ganharam um lugar na História. O embaixador da Zenith saltou da estratosfera a 39.045 metros de altitude atingindo uma velocidade de 1.342 km/h, facto que fez de Felix o primeiro homem a romper a barreira do som em queda livre. O cronógrafo El Primero Stratos acompanhou Baumgartner nesta missão e é o primeiro relógio a quebrar a barreira do som em ambiente próximo do espaço.

Além de estabelecer outros recordes, queda livre mais alta e o mais alto voo de balão tripulado, a missão do austríaco de 43 anos, perito em para-quedismo  proporcionará também dados valiosos para a exploração espacial no futuro.

Zenith El Primero Stratos: um relógio extremo para um grande desafio aéreo Herdeiro do modelo Rainbow Flyback concebido para a Força Aérea Francesa em 1997, o Zenith Stratos está equipado com o movimento de cronógrafo El Primero, com funções Flyback e Striking 10th, que permite a leitura dos décimos de segundo.

Fabricante de instrumentos de navegação cronométricos para a aviação civil e militar desde 1865, a Zenith tem colocado os seus relógios em situações extremas, como aquelas a que foi submetido o El Primero, o primeiro cronógrafo automático de alta frequência, que cruzou o Atlântico amarrado ao trem de aterragem de um Boeing 707 em 1970, no voo AF015 de Paris a Nova Iorque. Submetido a mudanças extremas de temperatura, pressões e grandes oscilações, manteve a sua cadência regular de 36 000 vibrações por hora e não precisou ser ajustado, tendo mantido a sua precisão ao segundo, para além da inevitável diferença de fuso horário.

Os relógios e os instrumentos de bordo são submetidos a variações bruscas de pressão, vibrações intensas e acelerações violentas, de 9 a 11 Gs. Graças à sua construção robusta, o El Primero Stratos pode suportar tudo isso. E acompanhou Felix Baumgartner no teste aos limites do corpo humano.


A edição especial Tributo a Felix Baumgartner está disponível com pulseira em aço, cautchu ou pele de crocodilo. Destaque para o fundo da caixa com gravação do símbolo da medalha Stratos Project. No pulso, durante o salto, Felix Baumgartner levou o relógio El Primero Stratos Striking 10th, com uma pulseira em tecido desenvolvida especialmente para a missão.

Sem comentários: