O Cyrus Klepsys
Estação Cronográfica já tinha falado, nomeadamente aqui, de uma jovem marca suíça, Cyrus, cujo nome é inspirado em Ciro II, o Grande, rei da Pérsia entre 559 e 530 AC, conquistador da Babilónia, criador do maior império até então conhecido à face da Terra, "senhor dos quatro cantos" do Mundo...
A Cyrus acaba de ser apresentada por estes dias a grupos de clientes finais no Porto e em Lisboa e entra assim no mercado nacional, por venda directa. O seu representante em Portugal é um advogado - "Um dia, ao passar pelo aeroporto de Genebra, vi um Cyrus referido numa revista de relojoaria", conta-nos Alberto Simões. "Quando cheguei a Portugal, contactei-os por mail. Disseram-me que não tinham representante no país, pelo que só podiam vender-me o relógio quando passasse pela Suíça de novo. Uns tempos depois, estava a jantar com os fundadores da marca e... no final, não só tinha comprado o relógio como me entusiasmei ao ponto de a querer representar".
À sua frente, num restaurante da capital portuguesa, Laurent Lecamp sorri em assentimento. "É este tipo de relação que queremos com os nossos distribuidores, pessoal e de amizade, de verdadeira paixão pelos relógios Cyrus".
Laurent é um dos fundadores da Cyrus. O outro co-fundador é o seu primo Julien Lecamp. Primos especiais, já que os pais de ambos são irmãos e casaram... com gémeas! Enquanto Laurent, com uma larga carreira de consultoria no Luxo, se encarrega do conceito e comercialização, Julien desenha os relógios.
Em cima, Laurent Lecamp, co-fundador da Cyrus, na sua passagem por Lisboa; em baixo duas versões do Cyrus Kuros
Julien e Laurent Lecamp - filhos de pais irmãos e de mães gémeas - não poderia haver primos mais "direitos"
Em cima, Laurent Lecamp explicando a filosofia Cyrus. Em baixo, a réplica da moeda em ouro Statera, cunhada durante o império de Ciro II, o Grande, que é colocada no fundo dos relógios
Foram precisos três anos de amadurecimento da ideia, encontrar entretanto um investidor, desenvolver as caixas, trabalhar os movimentos. Quando a Cyrus surgiu, há três anos, a aceitação foi grande.
Com duas linhas - Kuros (nome de Ciro em persa antigo) e Klepsys (de clepsidra) - a Cyrus produz anualmente cerca de 350 peças, a partir da sua base, em Le Locle. "Não queremos ultrapassar as mil peças por ano", explica-nos Laurent Lecamp. "O nosso lema é Inovação / Exclusividade / Identidade forte e isso só se atinge com produções limitadas".
Os preços Cyrus variam entre os 8 mil e os 130 mil euros. A colecção Kuros, constituída por cronógrafos automáticos, vem equipada com calibres de base ETA. A colecção Klepsis tem um calibre desenvolvido inteiramente in house e em exclusivo para a marca pelo relojoeiro construtor Jean-François Mojon, considerado um dos melhores da actualidade.
Os acabamentos Cyrus impressionam - as caixas, em titânio, por exemplo, têm tratamentos escovado, polido e micro-bombardeado, tecnicamente complicados. A ergonomia, os pormenores nas pulseiras, nos vidros bombeados, ressaltam.
Os Klepsys têm leitura linear do tempo - o ponteiro das horas (retrógrado) alinha com os discos dos minutos e dos segundos (sistema patenteado), a indicação de 24 horas faz-se por cubos de duas cores (sistema patenteado), a data é retrógrada, as Fases de Lua são tridimensionais (uma esfera representa fielmente o satélite terrestre, que vai sendo encoberto e descoberto por uma cápsula, sistema patenteado). As ideias de leitura do Tempo partiram de Laurent, Jean-François Mojon concebeu o calibre que deu satisfação a essa leitura, Julien desenhou a caixa e o mostrador tridimensional.
Vincando a filosofia muito própria da marca e a ligação histórica a uma figura que viveu há 2.500 anos, todos os relógios da colecção Klepcys e as versões bicolor em titânio e ouro da colecção Kuros têm no verso uma reprodução em ouro de uma Statera, moeda cunhada no tempo de Ciro II e um dos primeiros exemplares monetários do mundo. A família Lecamp possui um desses Statera originais (que acompanhou Laurent na sua viagem a Portugal) e é a partir dele que se fazem as réplicas, onde um leão e um tigre se enfrentam.
As primeiras aparições do Klpesys com Fases de Marte, ainda protótipo
Depois das fases de lua tridimensionais (a Cyrus foi a primeira a apresentá-la, antes de outras marcas de Alta Relojoaria), será lançado ainda este ano um modelo onde Marte ocupará o lugar do satélite terrestre. Estação Cronográfica viu o protótipo.
Se está interessado na Cyrus e nos seus modelos, poderá contactar o site da marca, que o encaminhará para o represente em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário