Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 5 de maio de 2012

Em primeira mão - relógios Cyrus, nova marca no mercado nacional


O Cyrus Klepsys

Estação Cronográfica já tinha falado, nomeadamente aqui, de uma jovem marca suíça, Cyrus, cujo nome é inspirado em Ciro II, o Grande, rei da Pérsia entre 559 e 530 AC, conquistador da Babilónia, criador do maior império até então conhecido à face da Terra, "senhor dos quatro cantos" do Mundo...

A Cyrus acaba de ser apresentada por estes dias a grupos de clientes finais no Porto e em Lisboa e entra assim no mercado nacional, por venda directa. O seu representante em Portugal é um advogado - "Um dia, ao passar pelo aeroporto de Genebra, vi um Cyrus referido numa revista de relojoaria", conta-nos Alberto Simões. "Quando cheguei a Portugal, contactei-os por mail. Disseram-me que não tinham representante no país, pelo que só podiam vender-me o relógio quando passasse pela Suíça de novo. Uns tempos depois, estava a jantar com os fundadores da marca e... no final, não só tinha comprado o relógio como me entusiasmei ao ponto de a querer representar".

À sua frente, num restaurante da capital portuguesa, Laurent Lecamp sorri em assentimento. "É este tipo de relação que queremos com os nossos distribuidores, pessoal e de amizade, de verdadeira paixão pelos relógios Cyrus".

Laurent é um dos fundadores da Cyrus. O outro co-fundador é o seu primo Julien Lecamp. Primos especiais, já que os pais de ambos são irmãos e casaram... com gémeas! Enquanto Laurent, com uma larga carreira de consultoria no Luxo, se encarrega do conceito e comercialização, Julien desenha os relógios.


Em cima, Laurent Lecamp, co-fundador da Cyrus, na sua passagem por Lisboa; em baixo duas versões do Cyrus Kuros




Julien e Laurent Lecamp - filhos de pais irmãos e de mães gémeas - não poderia haver primos mais "direitos"



Em cima, Laurent Lecamp explicando a filosofia Cyrus. Em baixo, a réplica da moeda em ouro Statera, cunhada durante o império de Ciro II, o Grande, que é colocada no fundo dos relógios



Foram precisos três anos de amadurecimento da ideia, encontrar entretanto um investidor, desenvolver as caixas, trabalhar os movimentos. Quando a Cyrus surgiu, há três anos, a aceitação foi grande.

Com duas linhas - Kuros (nome de Ciro em persa antigo) e Klepsys (de clepsidra) - a Cyrus produz anualmente cerca de 350 peças, a partir da sua base, em Le Locle. "Não queremos ultrapassar as mil peças por ano", explica-nos Laurent Lecamp. "O nosso lema é Inovação / Exclusividade / Identidade forte e isso só se atinge com produções limitadas".

Os preços Cyrus variam entre os 8 mil e os 130 mil euros. A colecção Kuros, constituída por cronógrafos automáticos, vem equipada com calibres de base ETA. A colecção Klepsis tem um calibre desenvolvido inteiramente in house e em exclusivo para a marca pelo relojoeiro construtor Jean-François Mojon, considerado um dos melhores da actualidade.

Os acabamentos Cyrus impressionam - as caixas, em titânio, por exemplo, têm tratamentos escovado, polido e micro-bombardeado, tecnicamente complicados. A ergonomia, os pormenores nas pulseiras, nos vidros bombeados, ressaltam.

Os Klepsys têm leitura linear do tempo - o ponteiro das horas (retrógrado) alinha com os discos dos minutos e dos segundos (sistema patenteado), a indicação de 24 horas faz-se por cubos de duas cores (sistema patenteado), a data é retrógrada, as Fases de Lua são tridimensionais (uma esfera representa fielmente o satélite terrestre, que vai sendo encoberto e descoberto por uma cápsula, sistema patenteado). As ideias de leitura do Tempo partiram de Laurent, Jean-François Mojon concebeu o calibre que deu satisfação a essa leitura, Julien desenhou a caixa e o mostrador tridimensional.

Vincando a filosofia muito própria da marca e a ligação histórica a uma figura que viveu há 2.500 anos, todos os relógios da colecção Klepcys e as versões bicolor em titânio e ouro da colecção Kuros têm no verso uma reprodução em ouro de uma Statera, moeda cunhada no tempo de Ciro II e um dos primeiros exemplares monetários do mundo. A família Lecamp possui um desses Statera originais (que acompanhou Laurent na sua viagem a Portugal) e é a partir dele que se fazem as réplicas, onde um leão e um tigre se enfrentam.


As primeiras aparições do Klpesys com Fases de Marte, ainda protótipo

Depois das fases de lua tridimensionais (a Cyrus foi a primeira a apresentá-la, antes de outras marcas de Alta Relojoaria), será lançado ainda este ano um modelo onde Marte ocupará o lugar do satélite terrestre. Estação Cronográfica viu o protótipo.

Se está interessado na Cyrus e nos seus modelos, poderá contactar o site da marca, que o encaminhará para o represente em Portugal.

Sem comentários: