Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Colecção Sandoz em exposição



O Museu de Relojoaria de Le Locle, Suíça, está a comemorar 50 anos. No âmbito do aniversário, tem patente até Outubro uma exposição com obras-primas da célebre Colecção Sandoz, um evento raro e que não ocorria desde 1976.
Nascido em 1892, em Basileia, filho de Edouard-Constant Sandoz, fundador em 1866 de uma importante companhia farmacêutica de Basileia, Maurice Sandoz, Doutor em Química, foi também artista, músico, poeta e coleccionador.
Vivia uma parte do ano no seu castelo de Burier, na margem do lago Léman. Sensível, generoso, sabendo que a cidade de Le Locle (perto de La Chaux-de-Fonds) queria instalar a sua colecção de Relojoaria no Château de Monts, fez a doação de parte da sua colecção de autómatos e relógios à comuna de origem da família. Admirável poliglota, escreveu romances e livros de viagens em francês, inglês, alemão, italiano e português.
A Fundação Sandoz, entretanto criada, financiou em 1974 o filme "L'invitation au rêve", consagrado à colecção, e ofereceu várias esculturas de Edouard-Marcel Sandoz, irmão de Maurice, para decorar o Museu.
Há mais de 30 anos que a colecção não estava em exposição. São cerca de uma centena de peças, acompanhadas de filmes 3D, que permitem ver os autómatos em movimento e entrar no segredo dos seus mecanismos.
Para saber mais: http://www.mhl-monts.ch/

Sem comentários: