Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Livro do dia - Manual técnico do calibre Zenith / Movado 3019 PHF, início dos anos 1970


(Biblioteca Horológica de Fernando Correia de Oliveira)

Manual técnico do calibre Zenith El Primero 3019 PHF, início dos anos 1970. Cronógrafo automático, calendário completo (dia, data, mês), com fases de lua. A Movado equipou com ele o modelo Astronic HS360. 

Em 1969, a indústria apresentava ao mercado os primeiros relógios de pulso cronógrafos automáticos. Por um lado, a aliança Movado - Zenith surgia com o calibre El Primero (de alta frequência, 36 mil vibrações por hora - 5 Hz), enquanto o consórcio composto por Breitling, Hamilton-Buren, Heuer (hoje TAG Heuer) e Dubois-Depraz apresentava na feira de Basileia o Calibre 11, com micro-rotor e frequência normal (3 Hz). No Japão, no mesmo ano, a Seiko surgia também com um calibre cronógrafo automático. Um ano crucial, 1969, para a indústria relojoeira mundial, com o aparecimento em simultâneo dos primeiros relógios de quartzo, vindos do Japão, e que iriam provocar uma profunda crise no sector na Suíça. De notar que, ainda nesse ano, a Omega conseguiu colocar na Lua os seus relógios, cronógrafos, os Speedmaster Professional, mas de carga manual.

Sem comentários: